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E aí, você é do time que estabelece metas e planos para serem realizados ao longo do ano?  Se a resposta for sim, temos algumas dicas que podem te ajudar a ter mais saúde e qualidade de vida.
 
Afinal, adotar hábitos saudáveis não é tão difícil quanto parece. Hoje, a nutricionista Karin Paciulo, doutora em nutrição funcional à frente do cardápio da 2Marias, compartilhou algumas dicas de como se manter saudável e aproveitar o ano. Vamos apender como turbinar a saúde? Continue a leitura! 

 

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1. Consuma alimentos frescos

 

De acordo com a nutri Karin Paciulo, o primeiro passo é incluir alimentos frescos nas refeições. Coloque no prato, frutas, legumes, castanhas e hortaliças. Além de serem mais saborosos esses alimentos são fonte de gorduras boas, vitaminas, minerais e fibras.  Escolhas mais saudáveis podem fazer seu dia a dia ser produtivo e cheio de energia. Experimente novos sabores e texturas, você não vai se arrepender! 

 

2. Beba água

 

Pode parecer uma dica simples, mas manter-se hidratado é essencial para o funcionamento adequado do corpo. Afinal, quem nunca na correria diária esqueceu de beber água ou só lembou no final do dia? A dica de ouro é: tenha sempre uma garrafinha de água por perto. Se a garrafa for plástica dê preferência a produtos BPA FREE (livre de Bisfenol A), que significa produto livre do Bisfenol, ou seja, não vai liberar seus componentes químicos.
 

3. Desembale menos e descasque mais 

 

Outra recomendação da nutricionsta Karin para uma vida  mais saudável é reduzir o consumo de industrializados. Em tempos de vida corrida é ainda mais fácil consumir produtos como refrigerantes, biscoitos e  salgadinhos, esses alimentos são ricos em aditivos químicos, conservantes e açúcar, além de possuírem menor valor nutricional. Para facilitar a rotina, opte por frutas, mix de oleaginosas, iogurte light, sanduíche com pão integral e queijo branco.

 

4. Crie bons hábitos de sono

 

Ter um ritual de sono também pode te ajudar a ter mais qualidade de vida. Dormir bem ajuda o organismo a manter-se saudável, pois durante o sono, o  sistema imune fica mais forte e ajuda o corpo a ter maior disposição e mais energia. Segundo Karin, algumas etapas do ritual do sono podem ajudar, confira:

 

  • Deixe a luz baixa
  • Desligue o celular e a TV uma hora antes de dormir
  • Tome banho relaxante
  • Use óleo essencial de lavanda
  • Tome um bom chazinho calmante 
  • Leia um pouco

 

5. Pratique atividade física

 

Quer qualidade de vida, evitar doenças e ter uma rotina saudável? Inclua atividade física na sua vida. Movimentar o corpo só traz benefícios, como combater o excesso de peso, aumentar a força, resistência muscular e promover a sensação de bem-estar.  Faça um pouco todo dia até que se torne hábito. O importante é ter consistência!

 

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6. Evite álcool

 

Evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas  vai melhorar sua qualidade de vida. O álcool pode ser ruim para quem quer emagrecer e para saúde. Além do valor calórico da bebida, o álcool quase nunca está sozinha, na maioria das vezes vem acompanhando de petiscos como queijo, salaminho e batata frita. 

 

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7. Busque por práticas de relaxamento 

 

Após um dia inteiro de trabalho, as muitas preocupações, filhos, trabalhos domésticos é comum que ocorra momentos de estresse. Nesse contexto, as técnicas de relaxamento surgem como grandes aliadas da desaceleração. De acordo com Karin, a meditação e yoga são boas opções de relaxamento. 
 
Essas atividades melhoram a saúde e a disposição, além de reduzirem problemas como  depressão e ansiedade.


8. Leia mais 

 

Acredite, ler mais e assistir menos pode trazer diversos benefícios à saúde. Para Karin Paciulo, a leitura ajuda na concentração, estimula a criatividade, amplia o vocabulário, desperta o senso critico, aumenta o foco, ajuda a manter o cérebro saudável e jovem. Além de alimentar a mente com coisas boas, a leitura também melhora a memória e ajuda a prevenir o Alzheimer.


9. Acorde mais cedo

 

Se você é uma das pessoas que tem dificuldade em acordar cedo, saiba que o “clube das 5 da manhã” tem muitos benefícios como maior produtividade, uma vida mais saudável e até a felicidade. A dica nutricionista Karin Paciulo é aproveitar o tempo pela manhã  para meditar, se exercitar ou até mesmo preparar uma linda mesa de café da manhã. 


10. Sorria 

 

Você já deve ter ouvido que rir é o melhor remédio, não é mesmo? De acordo com a ciência, rir reduz a sensação de dor, reduz o estresse e faz bem para o coração – entre outros benefícios.  Para ter uma vida mais saudável  busque sempre ter bons pensamentos de maneira intencional. Esse hábito torna a vida mais leve.

 

E então? Qual desses itens você acha que tem mais facilidade ou dificuldade para colocar em prática? 

 

Agora ficou mais fácil cumprir as promessas e planos para ter mais saúde e qualidade de vida, não é mesmo? Para te dar uma forcinha extra temos pratos orgânicos e saudáveis prontos. Clique aqui e saiba mais!