Você sabia que quando o assunto é saúde e qualidade de vida a alimentação é um dos primeiros pontos que deve ser analisado? Isso mesmo, escolher o que consumir diariamente reflete diretamente em um corpo mais saudável, organismo funcionando corretamente e com menos adoecimentos.
Uma boa alimentação pode auxiliar na perda de peso, no aumento da imunidade, mais disposição e energia, além de prevenir inúmeras doenças. Produtos cultivados sem o uso de agrotóxicos, hormônios e fertilizantes químicos podem auxiliar na busca por uma vida mais saudável e saborosa.
De fato, consumir alimentos orgânicos traz inúmeros benefícios para a saúde, mas você sabia que os impactos positivos desse tipo de consumo vai além da nutrição?
No texto abaixo, apresentamos três bons motivos para você adotar no seu dia a dia o consumo de alimentos orgânicos. Continue lendo e saiba mais!
Por que os alimentos orgânicos são mais nutritivos e saborosos?
O solo com ausência de agrotóxicos ou produtos químicos é rico em fertilizantes naturais e com alto valor nutritivo, capaz de contribuir para o sabor e aroma naturais de frutas, legumes e vegetais.
Enquanto o uso de pesticidas pode modificar o aroma, textura, forma e sabor dos alimentos, os produtos orgânicos são mais fortes, com valor nutricional balanceado e sabor mais intenso.
Alimentação orgânica: qual prazo para meu corpo se beneficiar?
A importância do Selo de Certificação
Os alimentos orgânicos possuem um selo de controle. Você sabia que este selo é fornecido por associações que verificam e fiscalizam a produção de alimentos orgânicos desde a produção à comercialização? Dessa forma, a qualidade do alimento é assegurada.
Para fugir das armadilhas, todo alimento orgânico precisa ter os selos que dão garantia de que estamos levando para casa e que eles realmente são. O selo Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica (SisOrg) é usado para identificar e controlar a produção de alimentos orgânicos, certificando a sua origem e processo produtivo.
Selo SisOrg: tudo o que você precisa saber sobre esta certificação
O Selo SisOrg está presente, obrigatoriamente, em todos os produtos orgânicos comercializados em estabelecimentos comerciais no Brasil.
Como a alimentação orgânica ajuda pequenos agricultores?
Ao comprar um produto orgânico você não está apenas evitando problemas de saúde causados pela ingestão de substâncias químicas tóxicas, mas também ajudando o meio ambiente e principalmente pequenos agricultores.
A produção orgânica, em sua maioria, vem de pequenos grupos familiares que, muitas vezes, tiram seu único sustento da terra.
Dessa forma, a alimentação orgânica contribui para a melhoria das condições socioeconômicas das comunidades rurais gerando emprego e renda para quem vive no campo.
Esse modelo de produção é completamente diferente da agricultura convencional. Inclui respeito à natureza, preservação ambiental já que evita a erosão do solo através de técnicas naturais como com o plantio diversificado. Protege a qualidade da água, visto que não usa agrotóxicos e outras substâncias químicas nas plantações, não polui rios e lagos levando mais qualidade de vida para as pessoas além de proteger futuras gerações de contaminações químicas.
São muitas as razões para você investir em produtos orgânicos, não é mesmo?! Agora que você já sabe todos os benefícios de ter uma alimentação saudável e orgânica é hora de conhecer alguns pratos da 2Marias.