Fechar busca

Digite o nome do produto

Digite o nome do produto e toque em Ir ou selecione um produto da lista.
R$ 0,00

Meu Carrinho

Indique amigos e ganhe créditos em nossa loja!

A dieta detox é recomendada para desintoxicar o corpo e prepará-lo para um processo de emagrecimento ou reeducação alimentar.


Ao contrário do que se imagina, a alimentação detox não tem foco na perda de peso, muito embora quem decida segui-la por um período possa, sim, notar que seu corpo irá desinchar.


A proposta da dieta detox é que haja um aumento no consumo de frutas e vegetais, bem como a exclusão de alguns alimentos conhecidos por intoxicar ou inflamar o organismo. Essa técnica da nutrição funcional tem como objetivo eliminar substâncias que possam ser prejudiciais ao nosso corpo.


Com essa premissa, a dieta não só limpa o organismo como promove melhoras no metabolismo e na digestão, diminui a retenção de líquidos, a ocorrência de dores de cabeça, a insônia e até mesmo o cansaço excessivo. 


Detox não é só suco


Em geral, quando se fala em detox, muitas pessoas associam essa desintoxicação a ingestão de alguns sucos, principalmente o suco verde.


 

É verdade que é possível fazer uma variedade de sucos com o uso de alimentos que tem caráter detox, no entanto, você pode seguir um cardápio completo, que vai muito além de bebidas.


Outro engano cometido por quem faz um detox logo após comer muitas calorias em um final de semana de festas ou em uma viagem, é achar que apenas um dia consumindo esses alimentos vá beneficiar o corpo e reverter todo o “mal” das junk foods ingeridas em excesso recentemente.


Alimentos para manter a distância durante a detox


Como já foi dito, essa estratégia alimentar prevê desintoxicar o corpo e, por isso, alguns alimentos devem ser excluídos na rotina alimentar, a fim de atingir ao máximo essa desintoxicação. São eles:


- Leite e derivados;
- Pães, massas e farinhas brancas;
- Embutidos;
- Industrializados;
- Açúcares e adoçantes;
- Glúten;
- Soja;
- Bebidas alcoólicas.

 

Conheça 5 alimentos que não podem ficar de fora da sua detox


Se você leu a lista acima pensando o que poderá comer nesses dias de detox, saiba que as opções são variadas, ricas em nutrientes e nas vitaminas necessárias para o bom funcionamento do seu corpo. Sem falar que a variedade em seu cardápio promoverá sensação de saciedade. Nada de passar de fome!


A dieta detox permite que você coma: frutas, verduras, legumes, oleaginosas, carnes magras, sementes, grãos e muito líquido. Aliás, a ingestão de água é ainda mais preciosa nesse período, já que ela é responsável pelo transporte de nutrientes, eliminação das toxinas e tem participação nos processos metabólicos.


Por falar em todas as possibilidades de consumo da dieta detox, ressaltamos abaixo cinco alimentos que têm grande destaque nessa estratégia alimentar.


1. Chá verde


Popular no Oriente, o chá ficou conhecido e famoso no País por auxiliar no processo de emagrecimento. Como ele ativa as enzimas e acelera o metabolismo, é um ótimo aliado na detox e seu consumo é recomendado sobretudo no período da manhã.

 

2. Verduras crucíferas

 

Brócolis, aspargos, couve. Usadas em saladas ou sopas elas também são capazes de ativar as enzimas que ajudam na metabolização das toxinas. 

 

3. Limão

 

Seja no suco ou para temperar a salada. Ele estimula o sistema imunológico e ainda ajuda o fígado no processo de digestão.

 

4. Gengibre

 

Atua como antioxidante e anti-inflamatório, podendo ser colocado em saladas, sopas e até mesmo nos sucos. O alimento também tem ação termogênica, favorecendo a queima de gordura corporal.

 

5. Maçã

 

A fruta ativa a liberação da bílis e ajuda a eliminar toxinas do corpo. Além disso, fortalece o sistema imunológico e auxilia o sistema digestivo.

 

 

Alimentos orgânicos

 

Por se tratar de uma estratégia alimentar que busca manter o corpo longe de toxinas e substâncias que fazem mal ao organismo, a dieta detox costuma estar atrelada ao consumo de refeições produzidas com base em alimentos orgânicos.

 

Isso porque, os alimentos orgânicos são os alimentos em sua forma mais natural possível, e estão longe de agrotóxicos, antibióticos e outras substâncias químicas utilizadas na produção agropecuária ou na indústria, como aditivos e conservantes.

 

Se você não tem ideia de onde encontrá-los, saiba que a 2Marias é um exemplo de empresa que oferece refeições congeladas certificadas pelo selo SisOrg, que garante um preparo feito totalmente com ingredientes orgânicos. Além disso, temos disponíveis no cardápio sugestões de Kits Detox elaboradas pela nossa nutricionista funcional, a Dra. Karin Paciulo.

 

Conheça nosso menu completo e saboreie a experiência de comer bem.