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Boas escolhas alimentares podem fortalecer o organismo e prevenir diversas doenças. Do café da manhã ao jantar, alguns alimentos podem dar um up nas refeições do dia a dia. 


Quer aumentar a imunidade? Saiba o que fazer


Quer saber quais são? A seguir, listamos 5 alimentos que você precisa consumir hoje mesmo. Confira:


Oleaginosas


Fontes de gorduras insaturadas, que auxiliam na redução do colesterol, preveni doenças cardiovasculares e o envelhecimento precoce, as oleaginosas são rica em ômega 3 além de serem deliciosas. Inclua no seu cardápio: 

 

 

  • Castanhas amêndoas 
  • Nozes
  • Pistache 
  • Avelã 
  • Macadâmia 

As oleaginosas podem compor o lanche da tarde, em porções pequenas, no iogurte natural e na salada de frutas. Além do consumo in natura, existe também a possibilidade de incrementar receitas como, por exemplo, biscoito integral de banana, aveia e nozes, muffin de castanhas e uva-passa e salmão com crosta de amêndoas. Opções não faltam, o difícil será resistir. 


Legumes e Verduras

 

Ricos em vitaminas, minerais e fibras, os legumes e verduras devem ser consumidos diariamente, pois os benefícios são inúmeros.  Eles contribuem para a prevenção da saúde, protegem contra doenças e ainda ajudam na perda de peso. 

 

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Além disso, existe uma  grande variedade de legumes e verduras, o que facilita criar refeições de diversas maneiras. É possível consumi-los refogados, grelhados, gratinados, cozidos e até na forma natural. Confira:

 

  • Refogadinho de legumes
  • Legumes gratinados
  • Carne moída com jardineira de legumes
  • Espaguete de abobrinha
  • Arroz de couve-flor 
  • Chips variados 
  • Saladas

 

Não esqueça de consumir alimentos orgânicos, ricos em nutrientes, mais saborosos e que oferecem verdadeiros benefícios à saúde.

Escolha sua forma favorita e bom apetite!


Frutas vermelhas

 

Ricas em antioxidantes e em vitamina B, não há quem resista as frutas vermelhas. Elas contribuem para o bom funcionamento de células, combate o envelhecimento e são boas para a memória.  Inclua de maneira moderada no seu cardápio frutas como:
 

  • Morango
  • Melancia
  • Cereja 
  • Framboesa 
  • Amora 
  • Açaí 
  • Mirtilo

 

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Cereais 
 


Os cereais integrais, são ricos em nutrientes, são fonte de carboidrato e vitaminas E e complexo B. Também possuem ferro, magnésio, selênio e fósforo. Entre os benefícios estão o controle do diabetes e colesterol, sensação de saciedade e ajudam no funcionamento do intestino.  Exemplos de cereais:

 

  • Arroz

  • Aveia

  • Centeio

  • Cevada

  • Milho


Carnes magras

 

Embora seja considera vilã, uma dieta balanceada também é composta por carnes magras, como o peixe e o frango.  Os peixes são fonte de ômega 3, selênio, vitamina B3 e ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares e contribuem para o controle dos níveis de colesterol. Já o frango tem nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais e aminoácidos.

 

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Agora que você já sabe quais são os alimentos essenciais para você incluir na sua rotina, vai gostar também de conferir as deliciosas opções que temos no nosso cardápio. Confira!