Fechar busca

Digite o nome do produto

Digite o nome do produto e toque em Ir ou selecione um produto da lista.
R$ 0,00

Meu Carrinho

Indique amigos e ganhe créditos em nossa loja!

 


Hoje é comemorado o Dia Nacional da Conservação do Solo. E você sabia que o cultivo de orgânicos traz benefícios ao meio ambiente? Isso mesmo, cuidar do solo é preservar a vida e garantir o futuro! 

 

Para te ajudar a entender melhor essa relação, vamos mostrar as 5 vantagens do plantio orgânico. Confira! 

 

Como funciona a agricultura orgânica? Entenda


1. Sem contaminação do solo 


Diferente da agricultura convencional que polui os solos e águas com produtos químicos como pesticidas, adubos e insumos tóxicos deixando-o mais pobre, o plantio orgânico tem o objetivo de conservar a fertilidade do solo.

Para isso, utiliza a prática de rotação de culturas e adubação verde, esse processo retira o mínimo possível da terra para evitar o empobrecimento e a poluição ambiental, garantindo a presença de nutrientes na terra.


2. Plantio com respeito à natureza

 

A produção orgânica cuida do ecossistema de forma a preservar o solo e os recursos naturais. Além disso, existe a sazonalidade dos produtos orgânicos, onde existe o respeito à época de plantio de cada alimento. Uma boa alternativa é consumir frutas, legumes, verduras e hortaliças da estação, eles possuem maior concentração de vitaminas e minerais, além de serem mais saborosos.

 

3 motivos para consumir orgânico

 

3. Preservação dos recursos naturais

 

A produção orgânica favorece a redução da poluição ambiental, pois não utiliza nenhum tipo de agrotóxico ou insumo químico. Dessa maneira, preserva-se a qualidade da água utilizada para o plantio e irrigação, não poluindo solo, lençóis freáticos e rios.

 

Selo SisOrg: tudo o que você precisa saber sobre esta certificação

 

4. Manutenção da biodiversidade

 

O plantio orgânico tem como base a diversificação dos alimentos cultivados, dessa maneira favorece a biodiversidade, como é o exemplo das abelhas, que polinizam as flores, e dos predadores que ajudam a manter as pragas sob controle.


5. Sustentabilidade e baixo impacto ambiental

 

Entre os aspectos da sustentabilidade ambiental e econômica se destacam:

 

  • Não utilização de adubos químicos
  • Sem desmatamento
  • Técnicas de conservação solo, água e ar
  • Uso dos recursos naturais
  • Incentivo aos produtores familiares 
  • Movimenta a economia local

 

Os benefícios da produção orgânica não param por aí, ela também minimiza o efeito estufa, o aquecimento global e favorece o aumento da biodiversidade.


Agora que você já sabe quais os benefícios da alimentação orgânica para o meio ambiente, confira os pratos saudáveis do nosso cardápio!