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A estação mais aguardada do ano está chegando e com ela alguns cuidados precisam ser tomados para a manutenção da saúde.  Afinal, o verão é período de férias escolares, época de calor e a exposição ao sol, praia, piscina e atividades ao ar livre são maiores. 

Por isso, para não acabar com a diversão antes da hora, os cuidados precisam ser redobrados. 

 

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Pensando nisso, selecionamos alguns passos que podem ajudar a evitar queimaduras, desidratação, intoxicação alimentar, doenças dermatológicas e minimizar os impactos do verão na saúde. 

 

Vamos lá?


Use roupas leves e de cor clara

 

Você já deve ter se perguntado qual a melhor forma de se vestir no verão e evitar a radiação solar, não é mesmo? Normalmente, as pessoas preferem usar biquínis e roupa de banho, mas sabemos que nem sempre é possível, então para proteger a pele do sol, seja nas férias ou no trabalho,  invista em roupas de algodão.  Por ser de matéria-prima natural, o algodão permite a respiração e transpiração do corpo, evita o acúmulo de suor na pele. 

 

Tecidos sintéticos, como o nylon e poliéster,  devem ser evitados por não deixarem o corpo respirar, favorecem a sensação de desconforto e calor no verão.  Ah, não esqueça que além do cuidado com a pele, proteja o rosto com óculos, bonés e chapéus.

 

Para proteger o rosto do sol, invista em bonés e chapéus. Também procure usar roupas de algodão na hora das atividades ao ar livre. Por ser de origem vegetal, o tecido protege a pele da radiação ultravioleta mais do que os tecidos sintéticos, como o nylon, por exemplo.

 

Ah! Lembre-se ainda de sempre usar óculos de sol para prevenir possíveis lesões nos olhos. Assim você fica protegida e estilosa!


Use protetor solar

 

Não abra mão da proteção solar.  Use protetor solar diariamente, além de evitar o envelhecimento precoce, o protetor sola evita o ressecamento da pele  além de proteger contra doenças como o câncer de pele. Utilize protetor solar de alta proteção contra os raios UVB e UVA, em todas as regiões expostas. 

 

Lembre-se de aplicar o protetor solar na pele cerca de 30 minutos antes da exposição ao sol, de maneira uniforme e reaplique o produto a cada duas horas ou sempre que entrar na água.

 

Não esqueça de proteger também os lábios, por ser uma área sensível sofre com a exposição de raios ultravioletas, causando ressecamento e queimaduras. 

 

Evite o sol entre as 12h e 16h

 

Além de proteger a pele dos efeitos do verão com roupas claras e protetor solar, evite se expor ao sol no  período entre 10h e 16h. Nesse período, há maior radiação UVB, que provoca queimaduras e é o principal fator de risco para o câncer de pele. Nos horários de sol mais forte, recorra ao uso de chapéu e guarda-sol. 


Mantenha-se hidratado 

 

Outro alerta para manter a saúde no verão é manter-se hidratado. Mais de 70% do corpo humano é composto de água, ou seja, a água é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Com as altas temperaturas do verão a perda de líquidos se torna maior, por isso  é preciso ingerir mais  água para maior controle da temperatura, repor a perda natural, manter os processos orgânicos e fugir da desidratação. Não esqueça de manter uma garrafinha sempre à mão.


Evite refeições pesadas

 

Uma dica para manter a alimentação saudável no verão é investir em alimentos leves e que hidratam. Evite refeições pesadas, gordurosas e de difícil digestão como, por exemplo,  frituras, queijos amarelos, carnes gordas. Além de serem mais calóricos, causarem má digestão e estufamento esses alimentos contribuem para o surgimento de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e diversos outros problemas de saúde.

 

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Por isso, invista em uma alimentação balanceada como frutas que ajudam a hidratar o organismo. Confira alguns alimentos para o verão que não pode faltar no seu cardápio: 

 

  • Saladas de folhas
  • Frutos-do-mar
  • Frutas cítricas
  • Picolés de frutas
  • Smoothies
  • Carnes magras
  • Água de coco
  • Grãos integrais
  • Alface
  • Couve
  • Cenoura
  • Cenoura
  • Pepino
  • Melão
  • Abacaxi
  • Chás gelados

 

Esses alimentos auxiliam a manter o organismo equilibrado e com os nutrientes necessários para manter o bem-estar e a saúde no verão.

 

Pratique atividade física

 

Praticar atividades físicas é importante durante todas as estações do ano, principalmente no verão. Isso porque, as altas temperaturas são benéficas para a queima de calorias. E nada melhor, que aproveitar os dias ensolarados para colocar o corpo em movimento, não é mesmo?

 

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Entre as atividades físicas para se praticar no verão mais indicadas estão:

 

  • Natação
  • Hidroginástica
  • Stand up paddle
  • Caminhada
  • Pilates

  

Só não esqueça de usar roupas e sapatos confortáveis, buscar  avaliação médica e orientação de um profissional antes de inicias as atividades físicas. 

Gostou da publicação? Está com dúvidas sobre como para manter uma alimentação saudável no verão? Nós temos ótimas opções para o seu cardápio.