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Você já ouviu falar sobre os alimentos anti-inflamatórios e ainda não sabe quais deles podem ser incluídos na sua alimentação? 

 

Esse texto é para explicar porque esses alimentos são tão importantes para manter a saúde, mostrar 7 exemplos fáceis de serem encontrados e consumidos no dia a dia, e também alertar sobre os principais alimentos inflamatórios que você precisa evitar!

 

A Importância dos alimentos anti-inflamatórios

 

Os alimentos anti-inflamatórios possuem nutrientes capazes de reduzir processos de inflamações no corpo que são estimulados por substâncias dos alimentos inflamatórios. 

 

Desta forma podem evitar a ocorrência de doenças cardiovasculares por reduzir o nível de colesterol, diminuir as chances do desenvolvimento de câncer, obesidade, diabetes e depressão.

 

Além disso, uma alimentação equilibrada com esses alimentos pode prevenir dores articulares, combater o inchaço e evitar o cansaço em excesso!

 

 Por que alguns alimentos causam inflamação?

 

Antes de conhecer 7 alimentos anti-inflamatórios e também alguns inflamatórios, entenda porque a inflamação acontece! Quando o corpo identifica um componente de um alimento inflamatório, pode confundí-lo com uma bactéria, ou seja como uma ameaça ao corpo. 

 

Isso porque certas substâncias são revestidas com um tipo de gordura, desta maneira as células de defesa são ativadas e começam o processo inflamatório.

 

A inflamação é uma reação de defesa do organismo que ocorre no sistema imunológico. Dentre os dois tipos, o mais conhecido é o que acontece após alguma lesão, deixando o local inchado e avermelhado.

 

Já o outro tipo é mais silencioso, podendo causar sintomas específicos como o acúmulo de gordura nas veias e artérias, redução de metabolização pelo fígado aumentando a gordura, hiperglicemia, dentre outros.

 

7 alimentos anti-inflamatórios 

 

Nada de alimentos mágicos ou difíceis de serem encontrados, aqui vão algumas dicas de alimentos anti-inflamatórios que você provavelmente já conhece, mas talvez ainda não saiba o quanto podem ser benéficos para sua saúde!

 

1. Cúrcuma

 

É conhecida também como açafrão, especiaria tradicional da culinária indiana e presente também em pratos de algumas regiões do Brasil. Tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e também pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol.

 

Pode ser encontrada no formato de raiz ou em pó, uma ótima opção de tempero para diferenciar os pratos. Pode ser adicionada em molhos, verduras cozidas, arroz e carnes.

 

2. Frutas Cítricas

 

Famosas pelo sabor mais azedo, são uma ótima opção para sucos, saladas de frutas e até mesmo para temperar salada, no caso do limão. São ricas em vitamina C que é um antioxidante capaz de fortalecer o sistema imunológico.

 

Além disso, cada fruta cítrica possui propriedades específicas que trazem diversos benefícios ao organismo. Algumas frutas cítricas são limão, laranja, abacaxi, maracujá, morango e uva.

 

3. Chia

 

É rica em proteínas, fibras, potássio, cálcio, antioxidantes e até mesmo ômega 3! Por isso pode ajudar quem quer emagrecer, reduzir risco de diabetes e doenças cardiovasculares, assim como combater o envelhecimento do corpo.

 

É uma ótima semente para acrescentar em vitaminas e saladas de frutas. Mas também é encontrada na forma de óleo, farinha e até mesmo gel.

 

4. Peixe

 

Uma fonte saudável e saborosa de proteína são os peixes, além disso são ricos em cálcio, vitamina D, ferro, ômega 3 e vitamina B12.

 

Importante para manter uma dieta saudável e longe de inflamações é consumí-lo 2 vezes por semana. É preferível que seja cozido, grelhado ou ensopado.

 

5. Inhame

 

É um tubérculo rico em vitamina C, magnésio, ferro, complexo B, por isso ajuda na defesa do organismo. Também dificulta o acúmulo de toxinas e líquidos.

 

Para ser consumido ele precisa ser cozido, pode ser colocado na sopa, no prato com outros vegetais, para fazer cremes e muito mais!

 

6. Chocolate 70%

 

Os flavonóides presentes no cacau são responsáveis por regular o colesterol, regular os lipídios e também possui efeito anti-inflamatório. 

 

Para aproveitar destes e de outros benefícios é preciso consumir pelo menos o chocolate 70% amargo. Pode ser encontrado em barra ou em pó para ser adicionados em receitas.

 

 7. Alho

 

O alho possui uma substância que forma um composto ao picá-lo ou amassá-lo, chamada alicina. Esta é capaz de auxiliar no combate e prevenção de muitas doenças como hipertensão e problemas cardiovasculares.

 

Ele também pode ajudar na digestão, é uma ótima opção para temperar alimentos como arroz, feijão, legumes e carnes.

 

Evite alimentos inflamatórios e passe longe de doenças

 

Agora que você já sabe quais alimentos possuem efeito anti-inflamatório, conheça alimentos que podem provocar processos inflamatórios e causar incômodo no organismo. É importante consumi-los com cautela e evitá-los sempre que possível:

 

  • Alimentos ultraprocessados
  • Refrigerantes e bebidas alcoólicas
  • Carne vermelha 
  • Embutidos
  • Açúcares
  • Alimentos com conservantes
  • Farinha branca
  • Óleos vegetais
  • Frituras
  • Glúten

 

Gostou de conhecer algumas sugestões de alimentos anti-inflamatórios? Lembrando que é sempre importante ter um acompanhamento nutricional, assim como ter hábitos saudáveis como realizar atividades físicas e dormir bem, para auxiliar na qualidade de vida e reduzir a inflamação.

 

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