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Reduzir as medidas por uma questão de saúde ou estética pode parecer uma tarefa fácil, mas, na verdade, exitem vários fatores que podem interferir na busca do emagrecimento. 


Se você pratica exercícios, fica atento aos alimentos que consome e mesmo assim se pergunta: “por que não consigo perder peso”,  as respostas podem estar em outros motivos. 


Quer entender quais erros você pode estar cometendo? Então, veja a seguir o que pode atrapalhar seu emagrecimento! Vamos lá?


 
1. Dormir mal 

 


Muitas pessoas não associam noites mal dormidas com o excesso de peso, mas segundo estudos médicos, não dormir bem pode resultar na redução da leptina, hormônio responsável por controlar o apetite, e o aumento na produção de grelina, o que favorece a fome e, consequentemente, o ganho peso.


Confira algumas dicas que podem  te ajudar a dormir melhor: 

 

  • Evite bebidas estimulantes como cafés e refrigerantes; 
  • Desligue aparelhos que atrapalham o sono: tablets, computadores e TVs;
  • Evite mexer no celular antes de dormir;
  • Estabeleça um horário específico para dormir. Ter rotina é fundamental.

 

2. Comer, mas não se nutrir



Ao contrário do que muitos pensam, comer muito não significa se alimentar corretamente. Apesar da praticidade, o consumo de fast-food, industrializados e ultraprocessados são pobres em nutrientes, além de possuírem grandes quantidades de calorias e gorduras saturadas que prejudicam o organismo e aumenta o risco de obesidade. 
 
Dica da nutri: como começar minha reeducação alimentar
 
 


3. Só fazer aeróbico  


 
Ao escolher uma atividade para praticar, foque em melhorar o condicionamento físico e nas atividades com maior gasto calórico, o que consequentemente vai ajudar a queimar calorias. Mas não esqueça  de buscar orientação de um profissional da saúde e um educador físico antes de iniciar qualquer atividade física. 
 


4. Fazer dietas “milagrosas”


 
Um dos grandes problemas de quem quer emagrecer é escolher dietas “mirabolantes” ou muito restritivas. Além de não cumprirem o que prometem algumas dietas são perigosas favorecem a perda de nutrientes que podem deixar o metabolismo mais lento, o que dificulta a perda de peso ou contribuir para o retorno indesejável dos quilinhos a mais. 
 
O mais indicado é buscar ajuda de um profissional e iniciar uma reeducação alimentar, afinal cada pessoa tem necessidades individuais. Além disso, lembre-se: fórmulas mágicas não existem! 
 
Dica da nutri: descubra a importância de emagrecer devagar


 
5. Não cuidar do intestino 


 
Pode não parecer comum ler isso, mas o intestino tem papel fundamental no nosso organismo. Segundo pesquisas, pessoas mais magras possuem mais bactérias benéficas no intestino em comparação com pessoas obesas.  Essas bactérias auxiliam na digestão e no monitoramento de  microorganismos que podem causar doenças. 
 
Além disso, acrescente fibras nas refeições, beba bastante água, evite o consumo de alimentos industrializados. Diminua também o consumo de pães e massas feitos com farinha refinada que geram gases e inchaço abdominal. 
 


 
 6. Falta de rotina e horários para as refeições


 
Não estabelecer um horário específico para se alimentar e não ter opções práticas e saudáveis na rotina acelerada pode ser o que te impede de perde peso. Por isso, organizar as refeições pode te auxilia na criação de hábitos alimentares melhores. 
 
Planejamento é tudo, então pense no cardápio antes de ir ao mercado, prepare suas próprias refeições, aproveite o momento da refeição, prepare lanches práticos e saudáveis antes de sair de casa. 
 
5 maneiras simples para deixar suas refeições mais apetitosas


 
 7. Não realizar o check-up de rotina


 
Por último e não menos importante, está a ida ao médico. Sim, é fundamental saber como está o organismo. Afinal, o check-up detecta possíveis doenças, avalia histórico familiar, tem carácter preventivo e é indispensável no controle de doenças como diabetes, colesterol, doenças cardíacas entre outras. 
 
 
Gostou das dicas? Então conheça nossos pratos de alimentos orgânicos, práticos e saudáveis que podem te auxiliar na busca por uma vida mais saudável e facilitar sua rotina!