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A alimentação infantil é um assunto delicado e extenso, mas muito importante. Este é o fator mais importante para um desenvolvimento saudável e a prevenção de doenças. Por isso, desde cedo, os hábitos saudáveis devem ter grande contribuição dos pais, ou de quem cuida da criança.

 

Além disso, uma criança passa por fases diferentes durante o seu desenvolvimento. Até os dois anos de idade, por exemplo, diversos alimentos devem ser restritos. O corpo de uma criança desta idade ainda não está preparado para aceitar qualquer tipo de alimentação, e o cuidado em relação a isso deve ser prioridade dos seus cuidadores.

 

Com base nesse cenário, preparamos algumas dicas de alimentação saudável que uma criança precisa para se desenvolver com o máximo de saúde:

 

 

Crianças de até dois anos

 

Nos primeiros 6 meses, a alimentação de uma criança deve ser limitada apenas ao leite materno. Nenhum outro alimento deve fazer parte do seu cardápio durante essa fase. Ao completar meio ano de vida, pode-se incluir outros alimentos de forma gradual, sempre levando em conta como é a reação da criança com a comida.

 

Os tipos de alimento mais recomendados são: legumes, carnes macias, frutas e cereais. Existem outros tipos, mas esses são os principais. Lembrando que mesmo com a inclusão, as crianças devem continuar em livre demanda no consumo de leite materno.

 

É importante saber que a criança precisa de um processo de adaptação a esses novos tipos de comida. Uma boa forma de habituá-la é começar com alimentos mais pastosos (purê, sopa) e ir evoluindo com base na forma que ela reage.

 

Além de adaptar a criança a diferentes sabores e texturas, este é o momento em que a alimentação saudável deve começar a ser trabalhada. Uma dica que ajuda bastante nesse processo é fazer pratos com várias cores, promovendo a variedade e a riqueza de vitaminas. O estímulo pelo consumo de frutas e verduras também faz parte dessa fase.

 

A fase das crianças de até dois anos é a mais importante do ponto de vista de desenvolvimento e saúde. A higiene também é essencial para se evitar possíveis problemas. Por isso, sempre se certifique de que os alimentos estejam limpos dentro da data de validade.

 

 

Após dois anos de idade

 

Essa é a fase em que a criança começa a se alimentar seguindo os padrões das outras pessoas da casa. Os cuidados devem ser os mesmos, mas a variedade de alimentos pode e deve aumentar, vidando sempre estimular o consumo de alimentos diferentes.

 

A partir desse momento, a responsabilidade dos pais é dar o exemplo de como se alimentar de forma saudável e criar os hábitos de seus filhos. Crianças são aptas a sofrerem muitos problemas que envolvam a falta ou o excesso de um tipo de alimento, e por isso deve-se tomar cuidado com algumas situações.

 

Algumas dicas importantes para manter uma alimentação saudável para seus filhos são: evitar alimentos com muita gordura, sal e açúcares, estimular o uso de água todos os dias e garantir que a criança se alimente nos mesmos horários, sempre. O estímulo por frutas, verduras e alimentos de cores diferentes também é essencial para o desenvolvimento.