Fechar busca

Digite o nome do produto

Digite o nome do produto e toque em Ir ou selecione um produto da lista.
R$ 0,00

Meu Carrinho

Indique amigos e ganhe créditos em nossa loja!

Quem não quer  ter uma horta simples em casa? Cultivar e colher os próprios temperos e hortaliças mesmo morando em apartamento pode ser uma realidade.

 

Quer saber como? Saiba tudo que é necessário para ter ervas frescas sempre à mão! 


Motivos para ter horta em casa


Além de uma boa prática para o período de isolamento social, o cultivo de horta em casa é uma excelente aliada da saúde, já que você saberá a procedência exata do alimento e poderá consumir suas hortaliças sem o risco de contaminação por agrotóxicos e produtos químicos. 


Outro benefício de fazer uma horta em casa é a economia. Com a alta frequente dos alimentos em feiras e mercados, ter hortaliças fresquinhas sempre à mão custam bem pouco. Afinal, você não precisa sair de casa para comprar suas mudas, pode plantar a partir de sementes dos alimentos que já possui em casa, maravilha não é? 

 

Do jardim ao prato: 4 Receitas com PANC’s que irão te surpreender!

 

Onde plantar


No quintal, na varanda, num cantinho ou em vasos, o mais importante é valiar se o local escolhido recebe por algumas horas a luz solar direta. Outro fator que você precisa analisar antes de colocar a mão na terra é considerar o espaço e quais as espécies deseja cultivar. 


Além das hortas em vasos que é uma alternativa prática para quem mora em apartamento, já que existem vários vasos de formatos e tamanhos diferentes, você também pode usar embalagens recicláveis como garrafas pet, latas vazias e embalagens plásticas. Essa é uma opção sustentável e prática. A horta vertical também é uma possibilidade para quem tem pouco espaço. 
 


Como preparar o solo 


Você pode comprar terra adubada ou enriquecer com adubos orgânicos como húmus de minhoca, é sempre importante ler as instruções na embalagem.  Uma dica é remexer a terra para que ela fique menos compacta, em alguns casos você pode acrescentar um pouco de areia. 


3 motivos para consumir orgânico  


Escolher o que plantar


Após avaliar o espaço e local onde deseja fazer sua horta em casa simples, é hora de selecionar quais são as plantinhas que você vai cultivar. 


Manjericão - Uma boa alternativa por ser versátil e combinar com diversos pratos. Gosta de sol direto e regas moderadas (mantenha o solo umedecido).

 
Alecrim - Pode plantar a partir do ramo ou sementes, precisa de 4 ou 5 horas de sol por dia. Gosta de terra adubada e fofa, cuidado com a rega em excesso.

 
Pimenta - Utilizadas em muitas receitas é uma boa opção para uma mini horta, o ideal é mantê-la em um vaso ou local isolado para não prejudicar outras plantas. Pode ser cultivada a partir de sementes.


Coentro - Pode ser cultivado em locais com sol direto ou em sombra parcial, mas com alta luminosidade. O solo precisa ser rico em matéria orgânica. 


Salsa - Outra queridinha da turma que curte cozinhar. Suporta bem ambientes de sombra e pouco sol. Gosta de solo bem drenado e úmido.


Rúcula -  Pode plantar a partir de semente. Gosta do clima do outono e primavera, de solo úmido, mas não encharcado.  O ideal é plantar em jardineiras com mais de 15 cm de largura e 20 cm de altura. 


Tomate - Esse fruto é muito consumido no preparo de pratos. Pode plantar a partir de sementes, precisa receber luminosidade plena, pelo menos 4 horas por dia. 


5 dicas simples para uma vida mais saudável


Dicas extras


Regas: uma dica infalível para saber se suas plantas precisam de mais água é fazer o teste do dedo. Colocar  a ponta do dedo na terra para perceber se ela está úmida ou não. Mas lembre-se, irrigar demais ou de menos pode prejudicar sua horta. Não esqueça de trocar água que acumula no pratinho embaixo do vaso para evitar a proliferação do mosquito-da-dengue.


Pragas: existem vários tipos de inseticidas caseiros, mas busque orientação de um profissional. O ideal é ficar de olho na horta e fazer inspeção periódica dos canteiros.


Ervas daninhas: remova as ervas daninhas assim que identificá-las.


Gostou dessas dicas? Agora que você já sabe todas essas informações, já pode dar o pontapé inicial na sua horta caseira, com alimentos mais saudáveis e frescos sempre disponíveis! 


Conheça nosso cardápio!