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Você já ouviu dizer que comer carboidrato à noite engorda? Pois é, se ainda não ouviu fique atento que alguém a sua volta pode comentar que não come à noite ou evita o consumo de pães ou massas neste período para evitar o ganho de peso.

 

Mas será que isso é verdade? Acompanhe esse texto para entender melhor sobre essa afirmação encontrada em muitas dietas mágicas na internet que tem confundido muitas pessoas.

 

                    Carboidrato à noite e aumento de peso:

 

O carboidrato possui um papel importante no nosso organismo, mas se não for consumido de forma equilibrada, pode sim ser inimigo de quem quer emagrecer. O consumo de carboidrato à noite em excesso pode prevalecer o aumento de peso.

 

No caso dos carboidratos com alto índice glicêmico, eles são absorvidos rapidamente pelo organismo, se transformam em açúcar e depois podem ocasionar o acúmulo de gorduras e desenvolvimento de algumas doenças como diabetes, obesidade e outros.

 

Claro que qualquer consumo exagerado do carboidrato pode causar esses problemas, mas no período noturno pode ser ainda pior.

 

Apesar disso, não adianta se você quer emagrecer, parar de comer carboidrato à noite e consumi-lo em excesso durante o dia, assim como qualquer outro nutriente em grande quantidade pode provocar aumento de peso e outras doenças.

 

                Carboidrato à noite pode atrapalhar o sono?

 

A alimentação noturna, ou seja, que precede o seu sono, deve ter um cuidado especial para favorecer esse momento tão importante do dia. 

 

O consumo de carboidratos à noite, no caso o simples que são pães, bolos, macarrão, pode atrapalhar a produção de hormônios do sono, como é o caso da melatonina.

 

Ela é liberada ao escurecer, favorecendo o sono e o jejum durante este descanso. Em contrapartida dos carboidratos simples, alguns outros nutrientes podem favorecer este processo, como é o caso do triptofano presente na banana e no leite de vaca.


                  Como ocorre o aumento de peso?

 

O motivo para uma pessoa engordar é principalmente comer mais calorias do que precisa e gasta durante todo o dia, assim como o desequilíbrio de nutrientes necessários.

 

Além da dieta, fatores como estresse, atividade física, alterações hormonais, uso de medicamento e outros fatores podem alterar o metabolismo e facilitar o acúmulo de gorduras mesmo que exista uma boa dieta.

 

             Como o carboidrato atua no organismo?

 

Os carboidratos são nutrientes responsáveis por fornecer energia ao organismo, então são indispensáveis para a vida de todas as pessoas! 

 

É importante buscar por fontes integrais de carboidrato pelo menos na maioria dos dias, para manter a saúde e aumentar os benefícios do mesmo. Eles são classificados em dois tipos, veja nos tópicos abaixo:

 

  • Carboidrato simples - são absorvidos de forma rápida, por isso geram um aumento no nível de açúcar no sangue, com isso acontece o pico de insulina, que em excesso pode colaborar para o acúmulo de gordura no corpo. Exemplos deste tipo são: arroz e pão branco, massas e doces.

 

  • Carboidrato complexo - são digeridos de forma lenta, por isso pode causar uma saciedade por mais tempo, já que fornece energia ao corpo de forma gradual. Exemplos de carboidrato complexo são os alimentos integrais, ou seja que não passaram por processamento/ refinamento, como o arroz, macarrão e pão integral, grão-de-bico, batata-doce, entre outros.

 

Lembrando que é recomendado seguir uma dieta orientada pelo seu nutricionista de acordo com os seus objetivos. 

 

Agora que você entendeu que deve se atentar ao consumo de carboidrato à noite, opte por uma alimentação equilibrada e balanceada, isso sim será benéfico para sua saúde! 

 

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