Só de pensar na Ceia de Ano Novo já é possível sentir vontade de comer um pouco de cada um dos alimentos escolhidos para receber uma nova fase.
Mas qual é o significado de cada um dos pratos principais da Ceia de Ano Novo? Será que todos eles são nutritivos para o organismo? Para entender tudo isso, continue lendo esse texto!
Ceia de Ano Novo e as Simbologias
Enquanto a Ceia de Natal possui simbologias relacionadas à religião, a Ceia de Ano Novo traz alimentos que estão ligados à simpatias e superstições para trazer um Ano Novo próspero!
O objetivo principal é consumir alimentos que são saborosos, mas a maioria deles também são passados de geração a geração. Assim como a forma de comer lentilha sem colocar os pés no chão, por exemplo.
Além dos significados por trás de cada alimento, também existe o hábito de escolher uma cor específica para passar a virada de ano.
Acreditando no significado das cores para essa nova fase!A seguir entenda melhor a simbologia de cada um dos principais alimentos da ceia de ano novo e o valor nutricional de cada um deles.
Lentilha
A lentilha é uma leguminosa que é consumida pela crença de que ela trará sorte, fortuna e abundância financeira. Isso começou com uma parábola da Bíblia, onde o homem que consumiu a leguminosa ficou rico.
Além da superstição, esse alimento pode realmente trazer muita sorte, ao menos quando se trata de saúde. Ela é uma ótima fonte de proteínas, fibras e vitaminas como ferro e complexo B.
Sendo assim o consumo dela pode ajudar na redução de colesterol, melhora da saúde do intestino, controle da diabetes e muitos outros benefícios.
Romã
A romã está envolvida não apenas em uma tradição de ser consumida na ceia, mas também a uma simpatia. Dizem que é preciso comer a polpa da fruta, sem mastigar ou engolir as sementes, e guardá-las no bolso até dia 6 de janeiro (dia de Reis), só depois é preciso colocá-las na carteira para atrair dinheiro.
Você acredita ou já fez essa simpatia? Independente da resposta, saiba que a romã é muito importante para a saúde! Isso porque ela ajuda a reduzir a pressão arterial, é anti-inflamatória e também é associada à prevenção do Alzheimer.
Carne de Porco
É comum que haja carne de porco na mesa de Ano Novo, como por exemplo o pernil. Isso porque o simbolismo do animal na mesa (como o leitão), traz uma ideia de fartura e abundância.
Dependendo do corte a carne de porco pode ser gordurosa, por isso deve ser consumida com cautela. Porém ela possui diversos nutrientes que ajudam a ganhar massa muscular e funcionamento do sistema nervoso.
Uvas
Essa fruta é presente na ceia de Ano Novo por conta de uma tradição espanhola. No país costuma-se comer 12 uvas ao chegar meia-noite, uma a cada batida do relógio.Segundo esse costume, o gosto de cada uva prevê como será cada ano, como doce e amargo.Se isso é verdade ou não, só testando para saber! Mas a verdade é que as uvas ajudam a limpar o pulmão, a diminuir a dor de cabeça e até mesmo ajuda a combater a indigestão!
Gostou das curiosidades sobre a Ceia de Ano Novo? Consuma com moderação cada um dos alimentos e sinta os benefícios no seu corpo.
Conheça o nosso site e escolha um dos pratos para ter uma alimentação saudável e saborosa!