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Quer iniciar sua dieta vegetariana? Saiba como dar os primeiros passos. 


A dieta vegetariana é aquela que exclui de sua alimentação alimentos de origem animal, em geral carnes, aves e frutos do mar. Alguns grupos de adeptos do vegetarianismo também estendem essa restrição a laticínios, ovos e mel.


Se você chegou até aqui, provavelmente tem algum tipo de interesse na dieta vegetariana. E, tenha certeza, você está longe de ser o único.


De acordo com uma pesquisa do Ibope, realizada no ano de 2018, o número de pessoas que adotaram a dieta vegetariana atingiu a marca dos 30 milhões.


Isso mesmo, o vegetarianismo, tanto quanto o veganismo, tem ganhado espaço e força, conquistando cada vez mais aderência.


Aliás, para quem ainda não entende a diferença entre essas duas dietas alimentares, vale complementar a explicação inicial. Enquanto o vegetariano exclui da sua alimentação os alimentos de origem animal, o vegano estende essa barreira também a outros segmentos, como itens de higiene, limpeza, roupas e calçados, abrindo mão de qualquer produto que tenha origem ou que tenha sido testado em animais.


Está cogitando adotar a dieta vegetariana e não sabe bem como começar? A 2Marias separou algumas dicas para ajudar nessa decisão.

 

 

 

1. Aumente seu cardápio


O principal equívoco das pessoas com relação à dieta vegetariana é acreditar que as opções para as refeições ficam menores ou mais restritas.

 

É importante lembrar que o grupo de vegetais é bastante variado e que é muito possível que você não conheça nem metade desses alimentos.

 

É aí que entra o segredo: comece incluindo alimentos que, antes, não faziam parte ou não eram tão presentes no seu dia a dia. Apresente ao seu paladar grãos, frutas e legumes que você nunca comeu.

 

Outro passo é repaginar as receitas feitas com alimentos animais, adaptando-as em versões preparadas somente com vegetais, como uma lasanha de berinjela ou um quibe de quinoa.


2. Dê um passo de cada vez


Você pode fazer da dieta vegetariana uma espécie de reeducação alimentar, incluindo as restrições gradativamente.

 

É claro que algumas pessoas têm menos dificuldade em cortar de uma vez os alimentos de origem animal da dieta, mas, se você achar fácil, pode abrir mão desse grupo alimentar progressivamente – a chamada transição gradual –, até conquistar seu objetivo.

 

É possível começar pela exclusão das carnes vermelhas, em seguida carnes brancas, etc.

 

3. Equilibre o consumo de calorias


Alimentos de origem vegetal costumam ter menos gorduras e menos calorias do que os de origem animal, por isso, se você não equilibrar esse consumo, é possível que você sinta fome ao adotar a dieta vegetariana.

 

Mas, não se engane com aquela máxima de que “vegetarianos não engordam”. Apesar de os vegetais serem menos calóricos, em excesso – e a depender das receitas escolhidas –, qualquer grupo de alimento pode impactar em seu ganho de peso, sim.

 

Vegetais orgânicos


Os alimentos orgânicos são produzidos de forma sustentável, respeitando o meio ambiente, assegurando o bom uso dos recursos naturais.

 

Além disso, a não utilização de agrotóxicos sintéticos, transgênicos ou mesmo fertilizantes químicos garante que sua dieta vegetariana seja ainda mais saudável, com a ingestão de vegetais totalmente livres de venenos agrícolas.

 

Na 2Marias, temos pratos individuais e kits completos voltados ao cardápio vegetariano. Sem falar nas opções veganas. Acesse nosso menu e descubra o delicioso sabor de comer bem.