Fechar busca

Digite o nome do produto

Digite o nome do produto e toque em Ir ou selecione um produto da lista.
R$ 0,00

Meu Carrinho

Indique amigos e ganhe créditos em nossa loja!


Saber a origem e como são produzidos os alimentos que compõem as refeições é um dos pontos chaves para quem busca um estilo de vida mais saudável. Isso porque, fazer escolhas conscientes sobre os alimentos consumidos ajuda a garantir produtos mais benéficos e socialmente mais justos.


Nesse sentido, a agricultura orgânica favorece o plantio que respeita e valoriza o alimento, a natureza e as pessoas envolvidas.
Por isso, se quiser saber quais são os fundamentos da agricultura orgânica e os motivos para consumir esse tipo de alimento, fique por aqui que explicaremos tudo sobre esse assunto!
 
Afinal, o que é agricultura orgânica?
A agricultura orgânica é o processo de cultivo especial com a finalidade de garantir a saúde aos consumidores. Em relação à produção, são usadas técnicas específicas para cada região, considerando as características de solo, clima e biodiversidade.
O foco da agricultura orgânica é a produção livre de agrotóxicos garantindo alimentos mais saudáveis, saborosos e de maior durabilidade.
Quando falamos em agricultura orgânica, também precisamos ressaltar a economia local. Afinal, a maior parte da produção orgânica é feita por pequenos agricultores e grupos familiares que tiram seu sustento através do trabalho com à terra.
 
Como funciona a agricultura orgânica?
Na agricultura orgânica não são utilizados agrotóxicos no plantio, dessa forma preserva-se a qualidade da água usada na irrigação, não polui o solo e o lençol freático com substâncias tóxicas.
Para isso, a prática da agricultura orgânica recomenda manejo mínimo da terra, garantido a fertilidade e estrutura do solo. Dessa forma, evita erosões e degradação, favorecendo a biodiversidade e, consequentemente, contribui para a redução do aquecimento global.
 

Você conhece o Selo SisOrg? Clique aqui para ler o texto sobre esta certificação que fizemos.


Quais as características da agricultura orgânica?
Um dos pontos determinantes da agricultura orgânica é a conservação dos recursos naturais. Diante disso, pode ser utilizada a adubação orgânica que ocorre com a compostagem e a minhocultura que oferece fertilidade e porosidade ao solo.
O uso consciente da água é outro diferencial desse tipo de cultivo. Opções como irrigação por gotejamento e outras técnicas econômicas podem ser usadas. O baixo impacto ambiental, a sustentabilidade e a rotatividade de culturas são características da agricultura orgânica.
 
 
Como a agricultura orgânica pode auxiliar na alimentação saudável?
Além de garantir saúde ao meio ambiente e movimentar a economia local, a agricultura orgânica traz inúmeros benefícios para quem consome. Afinal, são produtos livres de pesticida, produtos químicos e tóxicos.
Outro ponto importante são os nutrientes encontrados nos alimentos orgânicos. Isto porque são usados adubos naturais e sem a contaminação do solo aumentando a qualidade do que é produzido.  Além disso, existe muito mais sabor, aroma e qualidade nos alimentos.
 
E você, achou interessante nosso texto? Então, conte para nós o que achou e não deixe de acompanhar os conteúdos da 2Marias para ficar por dentro dos assuntos relacionados ao universo orgânico! Até a próxima!