Fechar busca

Digite o nome do produto

Digite o nome do produto e toque em Ir ou selecione um produto da lista.
R$ 0,00

Meu Carrinho

Indique amigos e ganhe créditos em nossa loja!

Congelar e descongelar alimentos no dia a dia exige alguns cuidados básicos.

 

Ter uma alimentação saudável, com a correria do dia a dia, não é uma tarefa fácil. Com trabalho, faculdade, academia e outros afazeres, nem sempre é possível saborear uma refeição preparada na hora. Por isso, congelar alimentos ou comprar congelados costuma ser uma ótima alternativa.


Além de facilitar a rotina, a ideia de congelar alimentos ajuda a aumentar sua vida útil e evitar desperdícios, ainda muito comuns, sobretudo em casas com poucos, ou somente um morador.


É possível congelar alimentos tanto crus quanto já pré-cozidos ou mesmo preparados. Porém, o congelamento de alimentos – e também o seu descongelamento – deve ser feito de forma correta, com a adoção de alguns cuidados básicos, para garantir uma refeição mais saborosa e saudável, bem como a segurança de quem irá consumi-la, evitando doenças de origem alimentar.

 
 

- Tempo é saúde (e sabor)


Na hora de congelar alimentos, a rapidez do processo faz toda a diferença. Ao contrário do que muita gente pensa, não é só o processo de descongelamento que influencia na textura e no sabor da comida.


A composição dos alimentos é variada. Alguns têm mais água, outros têm mais gordura ou mais proteína. Assim, quando o processo de congelamento é muito lento, os cristais de gelo formados podem romper as estruturas do alimento, alterando totalmente a consistência do prato não só no que diz respeito à textura e ao sabor, como até mesmo à cor e ao cheiro.


Além disso, quando falamos em segurança, a agilidade no congelamento também se mostra fundamental. Isso porque, quanto mais tempo exposto ao ar, e à temperatura incorreta, os alimentos ficarem, maiores são as chances de que ele estrague ou seja contaminado por micro-organismos.


O congelamento rápido, com temperaturas bem baixas, ajuda a manter as estruturas do alimento e suas propriedades nutricionais. Por isso, em empresas especializadas, como é o caso da 2Marias, são adotadas técnicas de ultracongelamento, que garantem mais segurança e sabor às refeições.


Outro ponto importante para congelar alimentos é fracioná-los em pequenas porções. Assim, você garante o consumo do prato em sua totalidade, já que não é recomendado congelar novamente um alimento já descongelado.


Ao comprar refeições prontas congeladas, mantenha-as no freezer, retirando somente o próximo prato que pretende consumir.

 

- Descongele corretamente


De nada adianta garantir todos os cuidados para congelar alimentos, se o descongelamento for feito de forma inadequada.


Na hora de descongelar, vale a máxima inversa do congelamento: quanto mais devagar, melhor. Até porque, além do sabor, a técnica certa garante que você evite a proliferação de fungos e bactérias, responsáveis por intoxicações alimentares.


Nesse ponto, a principal orientação é: nunca descongelar alimentos à temperatura ambiente, em cima da pia, do fogão ou da mesa.
O alimento deve ser descongelado em uma temperatura segura, que não permite a multiplicação de micro-organismos. Portanto, há três maneiras corretas de descongelar esses pratos: na geladeira, no micro-ondas ou no banho maria.


Se você não vai usá-los ou consumi-los na hora, passe os alimentos do congelador para a geladeira e deixe descongelar. Nesse caso, é importante garantir que o “suco” decorrente do descongelamento não caia sobre os outros itens presentes na geladeira, portanto, é necessário usar um recipiente adequado.


Já se você pretende preparar ou comer o alimento na hora, é possível descongelar no micro-ondas ou no forno, em banho maria, de forma segura, garantindo o sabor, os nutrientes e a textura do prato.


Atenção: seja antes de congelar alimentos ou no momento do descongelamento, o hábito de deixar alimentos expostos à temperatura ambiente é amplamente associado a doenças alimentares. Preserve sua saúde!

 

2Marias


Na 2Marias, atuamos com a técnica do ultracongelamento para congelar alimentos, garantindo segurança e sabor ao nosso cardápio. Os nossos produtos duram até 6 meses no freezer e 5 dias em resfriamento (geladeira).


Temos opções de pratos quentes, em nossas lojas físicas. Já pelo site, os pedidos são entregues congelados, em embalagens adequadas para o descongelamento no micro-ondas ou no forno, em banho maria. Tudo pensado em proporcionar praticidade, sem abrir mão da sua saúde.