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Optar por alimentos da estação é uma boa estratégia para minimizar seu consumo de agrotóxicos. Saiba quais são eles.

 

Cada época do ano é marcada pela maior colheita de determinados alimentos. 


Hoje em dia, com as modernas técnicas de produção agrícola, é possível encontrar frutas, verduras, legumes em todos os meses do ano. No entanto, comprar alimentos fora de sua estação pode acarretar um consumo ainda maior de agrotóxicos.
Isso acontece porque, como já falamos por aqui, fora do seu período de safra, os alimentos precisam de ainda mais químicas para crescerem e se manterem conservados. O que é péssimo para nossa saúde.


A alternativa mais eficaz para se manter longe de agrotóxicos, é investir em uma alimentação orgânica, como a que é preparada na 2Marias.


No entanto, caso não seja possível ter uma alimentação exclusivamente orgânica, optar por alimentos que estejam em sua época de colheita é uma boa estratégia para minimizar seu consumo de agrotóxicos. 


Para saber quais são eles, o Ceagesp criou uma tabela com esse calendário anual. Na lista, além de frutas, verduras e legumes da estação, eles apresentam pescados e até mesmo flores da época.


Abaixo, listamos cinco alimentos que estão em alta nos meses de janeiro e fevereiro, bem como suas vantagens para a saúde.

 

 

 

Alimentos da estação: janeiro e fevereiro

 

 

1. Beterraba


A raiz pode ser consumida crua ou cozida, além de ser um ingrediente saborosíssimo para ser ingerido em formato de suco.
Rica em antioxidantes, a beterraba está na lista de alimentos que fortalece o sistema imune e é super recomendada para combater a anemia. 


Entre outras vantagens para a saúde, ela proporciona melhora no rendimento dos treinos, já que relaxa os vasos sanguíneos e permite que mais nutrientes cheguem aos músculos; ajuda a controlar o colesterol e a pressão alta; e protege o sistema nervoso.


Importante: por ser fonte de cálcio e oxalato, recomenda-se o consumo moderado de beterraba às pessoas com pedras nos rins.

 

 

2. Tomate


Queridinho em dietas de emagrecimento, o tomate tem características diuréticas por ser composto por muita água. 


Ele também é rico em carotenoides, o que ajuda a manter em dia a saúde do cabelo e da pele; e tem alta concentração de antioxidantes, sendo um dos alimentos indicados para combater problemas cardiovasculares.

 

 

3. Quiabo


Amado por uns e odiado por outros, o quiabo é um dos alimentos em alta no início do ano, e é uma ótima pedida para manter a saúde dos ossos – por sua concentração de cálcio – e para as gestantes – devido à grande presença de ácido fólico.


Além disso, o quiabo é referência para quem precisa controlar o diabetes e regular os níveis de açúcar no sangue, por ter baixo teor de carboidratos e alto índice de fibras.

 

 

4. Alface


Além de possuir poucas calorias, a alface proporciona sensação de saciedade, sendo uma grande aliada de quem quer emagrecer.


Dentre suas vantagens para saúde, estão: a melhora no funcionamento do intestino, devido à presença de fibras alimentares, como a pectina; a diminuição da pressão arterial; e a ajuda no sistema imunológico.


Para os mais ansiosos ou estressados, a hortaliça é um dos alimentos de ouro, já que contém lactucina, substância que relaxa o organismo e ajuda a combater a insônia, e ácido fólico, que ajuda na síntese de neurotransmissores que promovem o bem-estar.

 

 

5. Pitaya


Apesar de ter ganhado destaque nos últimos tempos por sua “beleza”, a pitaya não fica atrás quando se trata de alimentos que oferecem benefícios à saúde. 


Ela protege as células do organismo, com suas propriedades antioxidantes; combate doenças cardiovasculares, por conta de seus ácidos graxos essenciais, como o ômega 3, e também a osteoporose, por conter minerais como o ferro e o fósforo, e vitaminas B, C e E.


Além disso, é aliada para regular a digestão e reduzir a retenção de líquidos, por ter alta concentração de água. 

Conheça outros alimentos com safra entre janeiro e fevereiro

 


Além dos cinco alimentos acima, outras frutas, verduras e legumes têm forte produção nos dois primeiros meses do ano, tais como:

 

  • Abacate Fucks/Geada
  • Carambola
  • Figo
  • Goiaba
  • Laranja Pera
  • Limão Taiti
  • Mamão Formosa
  • Manga Palmer
  • Pêssego Estrangeiro
  • Pinha 
  • Abobrinha Brasileira
  • Berinjela Japonesa
  • Pimenta Cambuci
  • Gengibre com Folhas

 

Entre os pescados, Cambeva e Carapau, o primeiro de água doce e o segundo de água salgada, aparecem na lista do Ceagesp com destaque nessa época do ano.

 

 

2Marias


Na 2Marias, alguns pratos do cardápio têm oferta sazonal, por serem preparados exclusivamente com ingredientes orgânicos.


Isso faz com que você sinta saudade de algumas receitas em determinados períodos do ano, porém garante que sua saúde seja colocada em primeiro lugar de janeiro a janeiro.


Confira nossas opções de receitas totalmente orgânicas, com sabor de comida de verdade.