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Se alimentar bem é fundamental para manter o corpo saudável. Além de comer frutas, legumes e verduras, outro hábito que pode auxiliar é consumir alimentos da estação e preferencialmente orgânicos. Vamos descobrir quais são as melhores opções da primavera e quais seus  benefícios? Vamos lá? 

 

Por que consumir alimentos orgânicos? 

 

Antes de mais nada, vale lembrar que os alimentos orgânicos são livres de agrotóxicos, pesticidas e aditivos químicos. Além disso, são respeitados o tempo de plantio e colheita o que consequentemente influencia nos nutrientes do solo garantindo mais sabor e nutrição. 


Por que consumir alimentos da estação?

 

São muitas as vantagens, mas as principais delas são: sabor, preço e vantagens ao meio-ambiente. São mais gostosos, porque são respeitados o tempo de plantio e colheita garantindo mais nutrientes e sabor. Pesa menos no bolso. Sim, consumir alimentos da estação são mais baratos e ainda faz bem ao meio-ambiente já que são cultivados no clima propício o que pode reduzir o uso de produtos químicos. 


Conheça alguns alimentos da primavera

 

Manga: fruta rica em fibras, possui antioxidantes, vitaminas, cálcio, zinco, magnésio, potássio e ferro. Além disso, auxilia na melhora da imunidade e contribui com a saúde cardíaca.

 

Jabuticaba: sinônimo de antioxidante essa frutinha previne o envelhecimento precoce, é rica em nutrientes e benefícios, por isso  merece um lugar especial no seu cardápio. Rica em fibras a jabuticaba ajuda no bom funcionamento do intestino, reduz a absorção da gordura pelo organismo e combate o colesterol "ruim". 

 

Laranja: seja ela doce ou azeda a laranja consumida in natura é rica em vitamina C e flavonoides. Além de oferecer  inúmeros benefícios como redução do risco de AVC, diminuição do colesterol e ainda auxilia na melhora da memória, maravilha né? 

 

Mamão: seja no café da manhã ou no smoothie o mamão é daquelas frutas fáceis de encontrar, saborosa, rica em fibras, licopeno e vitaminas. O mamão ajuda no bom funcionamento do intestino, facilita a digestão e fortalece o sistema imunológico. 

 

Abacaxi: fruta tropical pode agir como anti-inflamatório por ser rica em bromelina, além de ser rica em vitamina C e fibras. O abacaxi também ajuda na perda de peso, alivia dores nas articulações e auxilia na diminuição das dores musculares. Só benefícios!


Couve-flor: pouco calórico a couve-flor ideia para quem faz dieta low carb, contribui para a manutenção do peso e saciedade. É fonte de vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras. Conheça nosso arroz de couve-flor


Brócolis: versátil e muito nutritivo esse vegetal é um alimento com fibras, proteínas e vitaminas. Ajuda a controlar o açúcar no sangue, reduz inflamações e aumenta a imunidade. Diga se não é tudo de bom? 


Abobrinha: de sabor suave quase neutro esse legume é ideal para diversificar o cardápio e criar receitas como lasanha, macarrão, gratinado com queijo e muito mais. Versátil a abobrinha é rica em fibras, carotenoides, vitamina E, A, C e minerais além de ter poucas calorias. Confira a lista de benefícios: auxilia no emagrecimento, previne prisão de ventre, ajuda na digestão e ainda tem função antioxidante.  Que tal experimentar? 


Beterraba: raiz de sabor doce a beterraba pode ser consumida de diversas formas: cozida, crua, em sucos ou saladas. Por ser rica em antioxidantes, vitaminas e zinco entre os benefícios estão a prevenção de doenças cardíacas, ação anti-inflamatória, controle do colesterol, fortalecimento do sistema imunológico e muito mais. Já colocou na sua lista da feira?

 

Não esqueça de consumir alimentos orgânicos para ter uma dieta equilibrada e saudável. Coma saladas, verduras e consuma diariamente pelo menos uma fruta.

 

5 podcasts sobre alimentação que você não pode deixar de ouvir 

 

Com tantas vantagens, quem resiste a essas deliciosas opções que a primavera oferece? Se você precisa de ajuda para manter sua alimentação saudável, confira nossos pratos saborosos, nutritivos e orgânicos.