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Definir um ponto de equilíbrio é importante para que esse hábito não jogue fora todo o esforço que você tem feito.

 

O consumo de doces e açúcar está, cientificamente, relacionado à sensação de prazer e bem-estar. Por isso, um dos passos mais difíceis na hora de manter a dieta é abrir mão da sobremesa.


Além de estimularem a liberação de serotonina, famoso hormônio associado ao bem-estar, os apetitosos docinhos também ajudam a liberar endorfina e dopamina, proporcionando uma grande descarga de prazer no corpo. Tanta alegria assim deve ser mesmo deixada de lado durante a dieta?


A resposta é: depende. Não é necessário ficar 100% longe de doces durante uma dieta de emagrecimento. No entanto, isso não significa que você vá se permitir um tablete de chocolate todos os dias “em prol do bom humor”. 

 


Se você vai iniciar uma dieta, é fundamental definir um ponto de equilíbrio. Isso porque, a ausência total de açúcar no corpo de alguém que está totalmente habituado a ingerir doces diariamente, pode levar a uma abstinência que dará fim à dieta muito antes do que se imagina.


Dessa forma, o ideal é escolher sobremesas saudáveis e consumi-las em quantidades moderadas. Assim, você não prejudica o desempenho de sua dieta e ainda consegue manter-se firme por muito mais tempo.


Menos doces, mais saúde


Apesar de ser possível incluir algumas sobremesas na dieta, vale lembrar que o consumo de doces e açúcar não está somente ligado ao bem-estar, mas também a algumas doenças sérias.


É o caso da diabetes melittus, de complicações cardiometabólicas e de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, que recentemente teve seu desenvolvimento relacionado com o excesso de glicose.


Além disso, o consumo desenfreado de açúcar – o Brasil aparece em 4º lugar no ranking mundial de consumidores de açúcar e entre os 10 maiores consumidores de refrigerante do mundo – aumenta a ocorrência da obesidade, que aparece como fator de risco de diversos tipos de câncer, como o de endométrio e ovário, por exemplo.


Por isso, moderar a ingestão de açúcar é fundamental não somente para a manutenção do peso, mas, sobretudo, para a garantir de mais saúde e qualidade de vida.


Consumindo menos doces


Algumas estratégias podem ajudar a controlar a quantidade de doces durante a dieta. 


Nada de abrir mão da refeição para “poder” comer a sobremesa sem culpa. Primeiro porque você deixa de lado o consumo de vitaminas e nutrientes essenciais, e segundo porque você acabará comendo uma quantidade exagerada do doce, já que o usará para matar a fome.


Outro ponto de atenção é apostar em sucos naturais. Além de manter a hidratação em dia, o doce natural das frutas ajuda a reduzir a vontade de sobremesas.


Opções de doces saudáveis


Na hora de ceder à tentação da sobremesa na dieta, fique de olho para fazer escolhas mais saudáveis. 


Preparar receitas de doces com frutas é uma opção saborosa e menos calórica, como um mousse de abacate com cacau ou até mesmo um sorvete de banana batido com frutas vermelhas.


Na 2Marias, nosso delicioso muffin de banana orgânica com canela é um exemplo de como combinar frutas em opções de sobremesas saudáveis. Ele é feito com farinha de aveia e tem apenas 108 calorias.


Para facilitar sua dieta, também contamos com pratos e linhas completas low carb, detox e emagrecer, proporcionando um processo de emagrecimento balanceado e saudável. Experimente!