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Bate-papo com a nutricionista Karin Paciulo sobre como não perder o resultado conquistado com a dieta nas festas de fim de ano.

 

Final de ano é aquela época que todo mundo pensa em começar o Projeto Verão, mas, ao mesmo tempo, não tem ideia de como manter a dieta.


De acordo com a nutricionista Karin Paciulo, doutora em nutrição funcional à frente do cardápio da 2Marias, o processo de emagrecimento deve ser feito de forma gradual, respeitando os limites do corpo. Por isso, ao invés de uma dieta restritiva, o indicado mesmo é que façamos uma reeducação alimentar, o que permite escolhas mais saudáveis na hora de confraternizar com amigos e familiares.


“Quando você substitui a dieta por uma reeducação alimentar, além de perder peso de uma forma mais equilibrada e permanente, você adota uma dinâmica de escolhas mais conscientes, o que torna o seu dia a dia mais adaptável para diferentes ocasiões, tais como festas”, ressalta Karin.


No bate-papo de hoje, falamos de estratégias para não ganhar todos os quilos que você perdeu desde que adotou um novo cardápio.

 

 

- É possível participar de todas as festas de final de ano e reuniões com os amigos e continuar comendo de forma correta?


Sim, é possível. Você pode selecionar as melhores opções nas preparações e no tipo de comida que vai comer para não perder o resultado da dieta. É importante não exagerar no álcool, evitar as frituras e o excesso de açúcar. Mas é possível, sim, fazer boas escolhas mesmo nas festas.


- Se manter firme na dieta ou comer sem culpa no Natal e Ano Novo, retomando o foco nos dias seguintes?


É preciso se manter firme também no Natal e Ano Novo, mas sem muita neura. É possível comer um pouquinho de cada coisa nas festas, sem exagerar tanto na comida quanto na bebida e nas sobremesas, mantendo o foco nos dias seguintes. Dá para dar uma escapadinha, mas sem “enfiar o pé na jaca” para não aumentar o valor calórico da alimentação de uma vez e não inflamar muito o corpo com esses excessos. 


Comer sem exageros, aliás, não é uma recomendação só para quem está de dieta. Muitas vezes você pode passar mal com esses excessos, então, o controle é fundamental para todo mundo poder encarar a retomada da rotina nos dias que virão, sem ficar “destruído” porque comeu ou bebeu demais.


- Pode acontecer de alguém ganhar todos os quilos perdidos desde o início do "Projeto Verão" por excessos nas festas de final de ano?


Sim. Dependendo de quantos dias dura esse excesso, e a quantidade de comida e calorias ingeridas, é possível retornar os quilinhos que haviam sido perdidos.

 


- Qual a melhor estratégia para não jogar fora o resultado da dieta nessa época do ano?


Comer sem exageros, investindo em porções menores e sem comer obrigatoriamente tudo o que tem na mesa. Escolher um ou dois doces que você deseja para experimentar; dar preferência às carnes assadas, como o peru, que é mais magro; não exagerar nos carboidratos, preferindo as castanhas, as nozes, e outros alimentos que fazem parte dessa época do ano e que são super saudáveis também. 


- Muita gente costuma investir em um dia ou uma semana detox após as festas, essa é uma saída que dá resultado?


Sim, essa é uma saída para desinflamar e desintoxicar o organismo, mas não serve como um “milagre” de emagrecimento. O detox ajuda na desinflamação pós-festas, desinflamando o fígado, o intestino, para você voltar à rotina da alimentação.

 

 

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