Fechar busca

Digite o nome do produto

Digite o nome do produto e toque em Ir ou selecione um produto da lista.
R$ 0,00

Meu Carrinho

Indique amigos e ganhe créditos em nossa loja!

Cuidados básicos podem ajudar a conservar seus alimentos orgânicos.

 

A compra de alimentos industrializados ou mesmo convencionais, comumente, é justificada por sua praticidade de consumo e, sobretudo, de conservação. Mas você sabia que algumas medidas simples podem te ajudar a conservar os seus alimentos orgânicos?


Muitas vezes os alimentos orgânicos são vistos como mais “frágeis” por não serem produzidos com substâncias químicas, porém cuidados básicos – e muitas vezes até similares aos tomados com os alimentos convencionais – podem ser suficientes para manter seu sabor e seus nutrientes, garantindo uma alimentação mais saudável.


Técnicas de congelamento, embalagens corretas e até mesmo a produção de conservas podem ser a solução das suas dúvidas (ou desculpas!) para consumir alimentos orgânicos.


Listamos abaixo algumas dicas para conservá-los.

 

 

- Aposte no congelamento


Congelar os alimentos orgânicos, além de facilitar a rotina, ajuda na conservação, aumentando sua vida útil e minimizando desperdícios.


Para o congelamento, garanta que o processo seja feito de forma rápida, para evitar a formação de cristais de gelo (que alteram a textura e o sabor dos alimentos orgânicos) e também sua possível contaminação por micro-organismos, durante a exposição ao ar e à temperatura incorreta.


Você pode aprender mais sobre essa técnica aqui.

 

- Evite a umidade


Lave alimentos orgânicos como folhas, frutas e legumes, um a um. Você pode também deixar as folhas com raízes submersas em um pote com água por algum tempo, para que elas fiquem mais firmes novamente.


Em seguida, seque e guarde em um pote fechado dentro da geladeira.


Você também pode colocar um guardanapo ou papel toalha no fundo do pote para que toda a umidade seja absorvida.

 

- Use as embalagens a seu favor


Alguns alimentos orgânicos podem ser embalados em saquinhos. Nesse caso, você pode fazer pequenos furos no plástico, para que eles respirem. 


Quanto maior os furos, maior o contato com o ar e mais rápida a deterioração.


Importante lembrar que uma das vantagens dos alimentos orgânicos é o respeito ao meio ambiente, por isso, o ideal é que essas embalagens possam ser reutilizadas e/ou recicláveis, para garantirmos nossos cuidados com a saúde do planeta também nessa escolha.

 

- Acerte no local de armazenamento


Frutas, legumes e verduras devem ser guardadas nas prateleiras mais baixas da geladeira, assim como ervas mais delicadas, como a salsinha e a cebolinha.


Já ervas menos delicadas, como é o caso do tomilho, podem ser armazenadas longe da refrigeração.

 

- Faça geleias e conservas


As tradicionais técnicas de conservação de alimentos, como geleias e conservas, também são aplicáveis para os alimentos orgânicos. 


Para montar as geleias, coloque a fruta em uma panela com água até que levante fervura. Em seguida, coe e adicione suco de limão e mel ou melado, se desejar adoçar. Mexa por cerca de uma hora e guarde-a em vidros.


Já se for fazer conservas de legumes, você deve cozinhá-los por tempo menor que o ideal, deixando-os 'al dente', e guardá-los em potes de vidro em uma mistura aquecida de vinagre, azeite e ervas.

 

- Garanta que estejam separados


Caso você ainda faça uso de alimentos convencionais em casa, é fundamental garantir que eles sejam guardados separados dos alimentos orgânicos, evitando a chamada contaminação cruzada.

 

 

2Marias


Todas as refeições 2Marias são preparadas exclusivamente com ingredientes orgânicos, desde as verduras e legumes até as carnes, leites e derivados. Nossos pratos podem ser entregues congelados, se pedidos pelo site, ou quentes, quando adquiridos em nossas lojas físicas.


Independentemente da sua escolha, você contará com a garantia do selo SisOrg, uma certificação federal que assegura a procedência e a total rastreabilidade dos nossos alimentos. Conheça nosso cardápio.