Cuidados básicos podem ajudar a conservar seus alimentos orgânicos.
A compra de alimentos industrializados ou mesmo convencionais, comumente, é justificada por sua praticidade de consumo e, sobretudo, de conservação. Mas você sabia que algumas medidas simples podem te ajudar a conservar os seus alimentos orgânicos?
Muitas vezes os alimentos orgânicos são vistos como mais “frágeis” por não serem produzidos com substâncias químicas, porém cuidados básicos – e muitas vezes até similares aos tomados com os alimentos convencionais – podem ser suficientes para manter seu sabor e seus nutrientes, garantindo uma alimentação mais saudável.
Técnicas de congelamento, embalagens corretas e até mesmo a produção de conservas podem ser a solução das suas dúvidas (ou desculpas!) para consumir alimentos orgânicos.
Listamos abaixo algumas dicas para conservá-los.
- Aposte no congelamento
Congelar os alimentos orgânicos, além de facilitar a rotina, ajuda na conservação, aumentando sua vida útil e minimizando desperdícios.
Para o congelamento, garanta que o processo seja feito de forma rápida, para evitar a formação de cristais de gelo (que alteram a textura e o sabor dos alimentos orgânicos) e também sua possível contaminação por micro-organismos, durante a exposição ao ar e à temperatura incorreta.
Você pode aprender mais sobre essa técnica aqui.
- Evite a umidade
Lave alimentos orgânicos como folhas, frutas e legumes, um a um. Você pode também deixar as folhas com raízes submersas em um pote com água por algum tempo, para que elas fiquem mais firmes novamente.
Em seguida, seque e guarde em um pote fechado dentro da geladeira.
Você também pode colocar um guardanapo ou papel toalha no fundo do pote para que toda a umidade seja absorvida.
- Use as embalagens a seu favor
Alguns alimentos orgânicos podem ser embalados em saquinhos. Nesse caso, você pode fazer pequenos furos no plástico, para que eles respirem.
Quanto maior os furos, maior o contato com o ar e mais rápida a deterioração.
Importante lembrar que uma das vantagens dos alimentos orgânicos é o respeito ao meio ambiente, por isso, o ideal é que essas embalagens possam ser reutilizadas e/ou recicláveis, para garantirmos nossos cuidados com a saúde do planeta também nessa escolha.
- Acerte no local de armazenamento
Frutas, legumes e verduras devem ser guardadas nas prateleiras mais baixas da geladeira, assim como ervas mais delicadas, como a salsinha e a cebolinha.
Já ervas menos delicadas, como é o caso do tomilho, podem ser armazenadas longe da refrigeração.
- Faça geleias e conservas
As tradicionais técnicas de conservação de alimentos, como geleias e conservas, também são aplicáveis para os alimentos orgânicos.
Para montar as geleias, coloque a fruta em uma panela com água até que levante fervura. Em seguida, coe e adicione suco de limão e mel ou melado, se desejar adoçar. Mexa por cerca de uma hora e guarde-a em vidros.
Já se for fazer conservas de legumes, você deve cozinhá-los por tempo menor que o ideal, deixando-os 'al dente', e guardá-los em potes de vidro em uma mistura aquecida de vinagre, azeite e ervas.
- Garanta que estejam separados
Caso você ainda faça uso de alimentos convencionais em casa, é fundamental garantir que eles sejam guardados separados dos alimentos orgânicos, evitando a chamada contaminação cruzada.
2Marias
Todas as refeições 2Marias são preparadas exclusivamente com ingredientes orgânicos, desde as verduras e legumes até as carnes, leites e derivados. Nossos pratos podem ser entregues congelados, se pedidos pelo site, ou quentes, quando adquiridos em nossas lojas físicas.
Independentemente da sua escolha, você contará com a garantia do selo SisOrg, uma certificação federal que assegura a procedência e a total rastreabilidade dos nossos alimentos. Conheça nosso cardápio.