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A alimentação saudável é essencial em qualquer fase da vida. No entanto, quando chegamos melhor idade, muitas mudanças fisiológicas acontecem com o corpo de maneira rápida, como a desaceleração do metabolismo, diminuição do apetite e a perda de músculos. E na terceira idade geralmente é quando doenças crônicas, como as cardíacas, por exemplo, começam a aparecer, e uma alimentação balanceada (combinada com demais hábitos saudáveis) pode ser a chave para prevenir que elas se agravem ou até que não apareçam.  

 

  • Quais são os benefícios de uma alimentação saudável para os idosos? 

 

O envelhecimento é um processo natural que acontece com todos nós, mas que constantemente é associado a coisas negativas, e encarado como um período em que é aceitável “desistir” de ter uma vida ativa.  

No entanto, garantir uma alimentação saudável e rica em nutrientes melhora a sensação de bem-estar, diminuindo sintomas de cansaço e fraqueza que costumam afligir a maioria dos idosos.  

 

  • Quais nutrientes são essenciais para a cuidar da saúde na terceira idade? 

 

Cálcio: os ossos costumam se desgastar com o passar dos anos, por isso muitas pessoas também acabam sofrendo de osteoporose ao chegarem na fase idosa. Por isso é essencial sempre estar com o cálcio em dia adicionando alimentos como: leite, folhas verde-escuro e quinoa na alimentação. 

 

Zinco: outro elemento do nosso corpo que também acaba enfraquecendo com o avanço da idade é o nosso sistema imunológico. Por isso muitas pessoas idosas também são mais suscetíveis a contrair doenças que atacam as nossas células. Para fortalecer o sistema imunológico na terceira idade, é preciso consumir alimentos ricos em zinco, como: castanhas, carnes, oleaginosas e arroz integral.  

 

Fibras: se você, idoso (a), sofre constantemente com a prisão de ventre, então precisa começar a incluir na alimentação as fibras que ajudam na manutenção e no bom funcionamento do intestino. Alimentos ricos em fibra são: banana, soja, damasco, abacate, iogurte e ameixa.  

 

  • Quais outros hábitos saudáveis o idoso pode praticar para manter a saúde? 

 

A alimentação contribui muito para a melhora da saúde na terceira idade, mas ela precisa vir acompanhada de outros hábitos saudáveis para realmente fazer a diferença. Praticar atividades físicas diariamente (com intensidade moderada e sempre recomendada por um profissional da área da saúde), evitar o estresse e exercitar a mente também são fatores que, aliados à alimentação, podem garantir a longevidade. 

 

  • Quais são os benefícios da alimentação orgânica na rotina do idoso? 

 

Por terem um cultivo 100% natural, respeitado os ciclos da natureza e sem conservantes e agrotóxicos, os alimentos orgânicos são livres de toxinas que fazem mal à saúde e contribuem mais ainda para a melhora da alimentação dos idosos. Além dos alimentos serem mais saborosos, todos os seus nutrientes são também preservados.  

 

Mudar hábitos alimentares pode ser difícil para os idosos, por isso nós da 2Marias oferecemos refeições orgânicas deliciosas e variadas, simples de ir incluindo na rotina aos poucos e ir pegando gosto pela alimentação saudável. Continue navegando o nosso site para conferir as nossas opções e pedir já os seus pratos favoritos.  

 

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