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Qual é o primeiro pensamento que vem à sua cabeça ao pensar nas festas de final de ano? Aposto que os excessos alimentares, tanto de comida e quanto de bebida passaram em sua mente!

 

O famoso comer e beber como se não houvesse amanhã não é novidade. Afinal, desde que Pedro Álvares Cabral chegou no Brasil, ou até mesmo antes, existem banquetes abundantes para comemorações.

 

Se você quer saber como lidar com as famosas tentações, em busca de aproveitar as comidas e bebidas com moderação, continue lendo esse texto!

 

Por que as pessoas caem nos excessos alimentares nesta época?

 

Em geral as pessoas caem em excessos alimentares no final do ano para compensar as dificuldades e desafios que vivenciaram ao decorrer do ano. A típica frase que pode explicar isso é a: “Me esforcei tanto no trabalho/estudos que mereço comer e beber muito”.

 

Porém, quando o ano foi muito bom, repleto de conquistas, é comum que você queira “beber para comemorar”. Então, seja um ano bom ou ruim, terminará em excessos.

 

Além disso, o final de ano é uma época de reunião com os familiares e amigos, muitas vezes beber e comer muito é fazer parte deste grupo social. Ninguém é 100% saudável, mas para aproveitar as gostosuras não é preciso comer descontroladamente. Encontre o seu equilíbrio, aproveite e seja feliz!

 

É mito ou verdade que alimentos fritos fazem mal? Clique aqui para ler o nosso texto que explica sobre o assunto!

 

5 dicas para se alimentar de forma consciente no Natal e Ano Novo

 

Fique tranquilo! Nenhuma dessas dicas será “Não coma ou não beba!”, o objetivo é mostrar hábitos que possam te ajudar a minimizar os excessos alimentares para que você possa aproveitar ainda mais as festas!

 

1. Mantenha a rotina de sono e exercício físico

 

Nada de abandonar o treino (musculação, dança, pilates ou o que for melhor para o seu corpo) nesta época hein? Se você for viajar, tente pelo menos fazer uma caminhada na praia, ou trilha na natureza.

 

Mas se movimente!Se manter ativo influenciará positivamente na sua alimentação, além de ajudar a gastar as calorias que forem excedidas. Além disso, dormir o suficiente é essencial para recompor as energias e também fará a diferença na alimentação.

 

2. Mastigue devagar

 

Essa dica vale para todas as refeições, não apenas nas festas! Mastigue devagar e coma aos poucos, saboreie com calma cada alimento. Assim dará o tempo para o seu organismo ficar saciado, e consequentemente não precisará comer tanto para ficar satisfeito.

 

Se cometer excessos em uma refeição, tente comer alimentos mais saudáveis nas outras, isso também pode ajudar!

 

3. Não fique muitas horas sem comer

 

Faça suas refeições normalmente, inclusive no dia da ceia. Não adianta ficar o dia todo sem comer, isso só contribuirá para que coma excessivamente tudo o que não comeu durante o dia.

 

O que pode fazer é comer refeições mais leves durante o dia, com menor quantidade de gorduras e carboidratos.

 

4. Perceba os sinais de saciedade

 

Quando você para de comer? Em festas é comum que as pessoas se alimentem o máximo que conseguem, e parem apenas quando estão estufadas. Mas essa forma é equivocada!

 

Saiba perceber os sinais de saciedade do seu corpo, quando a fome passar e se sentir bem, tente dar uma pausa, reduzir. Quando o corpo excede a quantidade de bebidas e comidas é comum sentir sede intensa, estômago cheio e redução de saliva.

 

5. Se lembre do motivo principal das festas

 

dos alimentos e bebidas fazerem parte do contexto festivo, eles não são o principal motivo. Se aproxime dos seus parentes e amigos, converse, jogue, dance e cante! Seja qual for a sua religião, relembre com as pessoas que ama qual é o principal significado do Natal.

 

Assim como do Ano Novo, reflita sobre os seus planos e agradeça o ano que passou. Ficou interessado em praticar essas dicas para não se perder nos excessos alimentares?

 

Comente aqui embaixo o que você achou e compartilhe esse texto com seus amigos e familiares. Conheça também os pratos de 2Marias pelo nosso site, expanda a sua alimentação, para comidas saborosas, orgânicas e saudáveis. Você merece!