Fechar busca

Digite o nome do produto

Digite o nome do produto e toque em Ir ou selecione um produto da lista.
R$ 0,00

Meu Carrinho

Indique amigos e ganhe créditos em nossa loja!

Esta é uma época do ano para ampliarmos o debate sobre a saúde da mulher. Reconhecido por uma das causas de conscientização mais lembradas ao redor do mundo, o mês de outubro reforça o debate sobre o segundo tipo de tumor mais frequente nas mulheres (atrás somente do de pele): o câncer de mama. 


De acordo com os dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa é que sejam registrado 60 mil novos casos de tumores de mama no Brasil no biênio 2018-2019. Esse dado é um dos motivos que torna ainda mais relevante a disseminação de informações sobre a saúde da mulher.


O câncer de mama é causado por uma multiplicação desordenada das células da mama. Por haver vários tipos de tumores de mama, a doença pode se desenvolver de diferentes formas e tem diversos fatores de risco atribuídos. Por isso, os cuidados com a saúde da mulher devem ser multifacetados.


Segundo os especialistas, podem aumentar o risco de desenvolvimento de câncer de mama:


- Fatores ambientais e comportamentais (consumo excessivo de bebida alcoólica, exposição frequente a radiações ionizantes, sedentarismo e obesidade); 


- História reprodutiva e hormonal (menarca antes dos 12 anos, não ter tido filhos, uso de contraceptivos hormonais e reposição hormonal pós-menopausa);


- Fatores hereditários e genéticos (alteração genética na mulher, especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2, história familiar de câncer de ovário, casos de tumores de mama em homens da família ou em mulheres, principalmente antes dos 50 anos).
Os últimos, porém, correspondem somente a 5 ou 10% do total de casos da doença.

 

 

 

 

De olho na saúde


Estar alerta às mudanças e aos sinais do corpo, e garantir que sejam feitas visitas periódicas ao médico e outros profissionais de saúde, bem como a realização de exames de rotina, como o Papanicolau, ultrassom das mamas e mamografia, são medidas recomendadas para assegurar a atenção à saúde da mulher. 


Além disso, manter o corpo saudável é fundamental para garantir que o organismo trabalhe corretamente e continue com seu sistema imunológico preservado. 


Dentre os hábitos indicados para manter a saúde da mulher em dia, prevenindo o câncer e muitas outras doenças, estão:


- Praticar atividade física regularmente;
- Consumir bebidas alcoólicas com moderação;
- Não fumar;
- Ter uma alimentação equilibrada.

 

A alimentação e o câncer


Diferentes tipos de câncer têm como fator de risco a obesidade e uma alimentação incorreta, inclusive os tumores de mama. 


A escolha de um cardápio pouco saudável, com o consumo desenfreado de fast food, e alimentos que tenham excesso de sódio, açúcar e gordura, como embutidos, enlatados e industrializados, prejudica a saúde da mulher, podendo desencadear uma série de doenças.


Outras substâncias presentes nos alimentos que podem influenciar no desenvolvimento de tumores são os agrotóxicos


Em 2015, o próprio Inca emitiu um parecer estabelecendo forte relação entre os casos de câncer e agrotóxicos. Isso ocorre, segundo estudiosos, porque essas drogas podem atuar como iniciadores, promotores e aceleradores de mutações que originam o tumor. 


Além disso, como já falamos por aqui, os agrotóxicos desequilibram o sistema endócrino, prejudicando as questões reprodutivas e hormonais na saúde da mulher.

 

Consumindo orgânicos


Adotar uma alimentação equilibrada e orgânica é uma das saídas para manter o corpo mais saudável, prevenindo-se de diversas doenças.


As receitas produzidas exclusivamente com ingredientes orgânicos te mantém longe do consumo de agrotóxicos, antibióticos e outras substâncias químicas utilizadas na produção agropecuária convencional.


Na 2Marias, além de um cardápio totalmente orgânico, tanto as refeições individuais como os kits são elaborados pela nossa nutricionista funcional, a Dra. Karin Paciulo, que garante o equilíbrio de nutrientes, vitaminas e calorias nos pratos, cuidando para que você não cometa excessos.


Conheça nossas opções