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Você sabia que alguns alimentos,  micro-organismos e suplementos podem favorecer sua microbiota intestinal e elevar sua qualidade de vida?  Isso mesmo, cuidar do intestino é essencial para um bom funcionamento do organismo e  da imunidade.

 

Você já deve ter ouvido falar em probióticos e prebióticos, não é mesmo? Mas se você sempre fica na dúvida sobre o que são, para que servem e onde encontrar, confira abaixo qual a importância para a saúde  intestinal e seus benefícios. Vamos lá!

 

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O que são probióticos 


São microrganismos vivos capazes de melhorar o equilíbrio intestinal como o Lactobacillus e Bifidobacterium  que quando administrados em quantidades adequadas oferecem benefícios à saúde.  Bateu curiosidade para saber alguns dos benefícios? Confira: 

 

  • Fortalece o sistema imunológico
  • Equilíbrio da flora intestinal
  • Otimiza o valor nutricional


Probióticos: são bactérias capazes de melhorar o equilíbrio intestinal promovendo benefícios para sua saúde. 

 

Benefícios dos probióticos

 

  • São muitos os benefícios que esses microrganismos vivos trazem, confira: 
  • Melhoram a imunidade
  • Fazem bem para a pele
  • Aumentam o bom humor
  • Ajudam na absorção de nutrientes e vitaminas do complexo B, aminoácidos, cálcio e ferro
  • Ajuda a digerir a lactose
  • Combate e previne doenças intestinais como colite, síndrome do intestino irritável, doença de crohn e inflamação intestinal
  • Combate a constipação e diarreia
  • Combate problemas como obesidade, colesterol alto e hipertensão
  • Fazem bem para a pele


Onde encontrar probióticos

 

É importante consumir com frequência os alimentos que possuem microrganismos probióticos. Veja só algumas excelentes fontes de probióticos: 

 

  • Iogurtes
  • Kefir
  • Kefir de água
  • Leite fermentado
  • Kombucha
  • Picles
  • Missô
  • Leite fermentado

Além da alimentação, os probióticos podem ser encontrados em forma de suplementos alimentares, como cápsulas, comprimidos e sachês para preparação de bebidas. 

 

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O que são prebióticos

 

São fibras alimentares que resistem ao processo de digestão, chegando intactos ao intestino onde alimentam os probióticos e favorecerem sua sobrevivência no intestino. Esses ingredientes alimentares estimulam e favorecem o crescimento dos probióticos.

 

Benefícios dos prebióticos 

 

  • Estimulam a síntese de colágeno
  • Melhora a absorção de minerais
  • Otimizam a ação dos probióticos
  • Regula o açúcar no sangue
  • favorece o aumento da absorção de cálcio, ferro, fósforo e magnésio
  • Aumento da saciedade
  • Redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue

 

Dieta detox: conheça os principais benefícios

 

  • Onde encontrar prebióticos 
  • Banana
  • Cebola
  • Alho-poró
  • Aspargos
  • Ceveda
  • Raiz de chicória


Diferença entre prebiótico e probiótico

 

Enquanto os probióticos são bactérias boas que vivem no intestino, os prebióticos são as fibras que servem de alimentos para que essas bactérias proliferem no intestino. 

Viu como ter uma alimentação equilibrada e saudável é fundamental para ter mais saúde e qualidade de vida?

 

E aí, gostou dessa publicação da publicação? Aqui nas 2Marias você encontra os melhores conteúdos e as melhores opções para se alimentar! Que tal uma banana Bread zero açúcar low carb e uma fonte de probiótico como Iogurte para seu lanchinho da tarde?