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Quando o assunto é alimentação saudável, a gente sabe que a preferência é por itens naturais como, por exemplo, legumes, frutas e verduras,  não é mesmo?

Mas nem sempre todo alimento industrializado é ruim, sabia? Existem boas opções que podem fazer parte da sua rotina alimentar. 

 

Trocas simples que deixarão suas refeições mais saudáveis

 

E para tirar algumas dúvidas sobre esse assunto, contamos com a ajuda da Karin Paciulo, nutricionista e fundadora da 2Marias.  Vem conferir! 


Leia o rótulo dos alimentos

 

De acordo com a Karin Paciulo, é necessário observar sempre a lista de ingredientes.  Ler o rótulo dos alimentos auxilia na decisão de compra, assim é possível saber sobre a composição dos ingredientes, data de validade e até informações nutricionais. 

 

Outro ponto importante sobre observar os rótulos, diz respeito a lista de ingredientes, prefira sempre a que contém menos itens. 

Sabemos que quanto mais natural, melhor.  Mas que tal conhecer quais são os “industrializados do bem”? Confira abaixo uma relação dos produtinhos que podem fazer parte das suas próximas compras. Vamos lá? 


Pão 100% integral: você sabia que nem todo pão que possui a palavra ‘Integral’ no rótulo é realmente integral? Os pães 100% integrais não têm na sua composição farinha de trigo comum. Por isso, a importância de ler o rotulo antes de comprar. Outro ponto, positivo é que a versão integral possui maior quantidade de fibras que favorece a digestão e a sensação de saciedade. É possível encontrá-lo na versão tradicional, castanha do Pará e linhaça, 15 grãos e muitas outras opções.  

 

Atum: esse alimento repleto de benefícios precisa estar na sua lista de mercado. Por ser fonte do ácido graxo ômega 3, ajuda a reduzir o colesterol e a saúde do coração, além de ser bom para o cérebro, fortalece o sistema imunológico. Sendo assim, você pode consumir o atum em torradas ou preparar um saboroso sanduíche para o café da manhã ou lanche da tarde. 


Creme de ricota:  rico em proteínas e com pouca quantidade de gordura, o creme de ricota é uma excelente opção para quem busca por trocas mais saudáveis ou emagrecimento. 

De sabor suave e muito versátil, o creme de ricota pode substituir o cream cheese, o creme de leite,  a maionese até mesmo o requeijão. É um industrializado “amigo” que pode fazer parte de uma dieta saudável.  Tudo de bom, né?

 

Dica da nutri: 5 passos para um emagrecimento eficiente

 

Iogurte natural: grande aliado da saúde, rico em probióticos, cálcio, potássio e proteína, consumir iogurte natural é uma boa ideia. Apesar de possuir muitos benefícios é preciso ficar atenta as diversas opções adoçadas e com sabores disponíveis no mercado, já que os iogurtes aromatizados são ricos em açúcares e carboidratos.  

Vale destacar que entre as melhores opções, verifique a lista de ingredientes e escolha os iogurte naturais, elaborados basicamente de leite e fermento. 


Kombucha: a verdade é que essa bebida fermentada é repleta de benefícios. . Elaborada a partir de chás e SCOBY (cultura simbiótica de bactérias e leveduras), essa bebida é rica em bactérias e leveduras que favorecem o organismo. Essa opção de industrializado pode ser um excelente substituto para refrigerantes, sucos e até mesmo café. 

A recomendação é consumir pela manhã, para auxiliar no processo de digestão. Entre os benefícios da Kombucha destacam-se o equilibro da flora intestinal, auxilio no bom funcionamento do fígado, prevenção de infecções intestinais e fortalecimento do sistema imunológico. 


Leites vegetais: por serem excelentes substitutos do leite de origem animal, os leites vegetais são excelentes opções de produtos “industrializados do bem”. Por conta do baixo teor de gorduras “ruins”,  os leites vegetais são ricos em nutrientes e ótimas fontes de vitaminas B. Com cada vez mais opções no mercado, esse tipo de leite é ideal para quem busca um estilo de vida mais saudável, para quem é vegano ou possui intolerância à lactose. Entre as opções destacam-se:

 

Leite de amêndoas
Leite de aveia
Leite de arroz
Leite de castanha de caju
Leite de linhaça
Leite de quinoa
Leite de coco
 
2Marias é uma empresa com certificação orgânica

 

Outros industrializados cabem na dieta saudável

 

Queijos em geral
Castanhas
Macarrão de arroz
Suco de uva
Vinagre de maça
Bolachinha de arroz
Frutas desidratadas


Bom, já ficou claro que existem bons alimentos industrializados.  Me conta quais os alimentos industrializados saudáveis cabem na sua dieta? Além disso, conte com as refeições orgânicas e prontas da 2Marias para facilitar sua semana!