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Muitos alimentos cumprem o papel de pré-treino até melhor do que a suplementação. Saiba quais são eles.

 

Todo mundo sabe que a prática de atividades físicas é fundamental para a manutenção da saúde e da qualidade de vida. O que muito se discute ainda é o que comer no pré-treino e depois de terminar os exercícios, para melhorar o desempenho e atingir os resultados esperados.


Há quem invista somente no pré-treino comercializado em lojas de suplementos, o que não é ideal. Esses produtos podem ser utilizados como complemento de uma alimentação equilibrada, mas não exclusivamente como a solução integral para obtenção de energia e disposição.


Muitos alimentos cumprem esse papel de pré-treino, enquanto outros devem ser evitados para garantir uma melhor performance.


Por isso, separamos uma lista de alimentos indicados para comer antes de encarar as atividades físicas.

 

 

 

 

Alimentos aliados no pré-treino

 

- Carboidratos de fácil digestão


Isso inclui batata doce e mandioca, por exemplo. Esses alimentos levam o corpo a queimar mais açúcar e gordura durante o treino.


Outros carboidratos recomendados são os grãos integrais, que possuem índice glicêmico baixo e evitam picos de insulina e a hipoglicemia de rebote, famosa por causar náuseas e tonturas durante a atividade física. 


A tapioca, apesar de ter alto índice glicêmico, também se torna uma ótima opção, quando acompanhada de uma fonte de proteína, para baixar seu índice glicêmico.

 

 

- Ovos e outras proteínas


Ovos, atum, frango. Por serem alimentos que ajudam na recuperação dos músculos, essas proteínas podem ser consumidas com tranquilidade antes do treino.

 

 

- Água


A qualquer hora do dia, a água é bem-vinda no nosso organismo. E não seria diferente no pré-treino. 


O líquido mantém a hidratação e ajuda na condução dos nutrientes pelo corpo.

 

 

O que evitar no seu pré-treino


- Fibras


Elas são fundamentais no nosso dia a dia, mas devem ser mantidas à distância quando o assunto é pré-treino. Isso porque o consumo de fibras costuma atrapalhar a absorção dos carboidratos, o que diminui nossa carga energética para treinar.


Sem falar que, em algumas pessoas, a ingestão de fibras pode causar desconforto gastrointestinal durante a prática das atividades.


Se for optar por ingerir frutas, como a banana, no pré-treino, tenha em mente que esse consumo deve ser feito com um intervalo maior de tempo antes de treinar.

 

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- Gordura em excesso


Manteiga, óleos e creme de leite, assim como frituras em geral, possuem uma grande dificuldade de digestão e não são recomendadas como pré-treino.


Se for optar por uma gordura para essa ocasião, invista no óleo de coco, que além de ter uma absorção mais rápida, ainda oferece efeito termogênico.

 

Essas são dicas básicas para acertar e ganhar mais energia e disposição em sua rotina de treinos. No entanto, vale lembrar que, para cada tipo/objetivo de atividade e organismo, existe uma indicação personalizada de alimentação e até mesmo de suplementação.

 

 

 

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