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Preocupação excessiva e persistente, nervosismo, tensão, pressentimento ruim e medo de situações do dia a dia podem indicar ansiedade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), somente no Brasil, 18,6 milhões de pessoas sofrem com algum tipo de transtorno de ansiedade.


Embora seja um problema sério, e que muitas vezes, precise de acompanhamento médico, existem algumas estratégias que podem ser aliadas para diminuir os sintomas.

 

5 maneiras simples para deixar seu dia ser melhor! 


Você sabia que alguns alimentos diminuem a ansiedade e melhoram a qualidade de vida? Sim, a alimentação reflete não só na forma física, mas na saúde mental também. 


E sabe o que é melhor? Essas mudanças não precisam ser drásticas, você pode incluir alimentos específicos de forma gradual. Vamos lá? 

 

Veja algumas opções de alimentos para incluir no cardápio


Entre os alimentos a serem consumidos, vale destacar:
 

Frutas cítricas:  o ácido ascórbico, conhecida popularmente como vitamina C, presente em frutas como acerola, abacaxi, limão, laranja, tangerina e abacaxi ajudam a minimizar os efeitos da ansiedade porque atua diretamente na redução do cortisol, hormônio associado ao estresse.
 
Semente e oleaginosas:  ricas em magnésio, a castanha do Pára, castanha de caju, amêndoas e semente de abóbora, além de serem deliciosas possuem ação antidepressiva. Ou seja, são ricas em nutrientes que ajudam a combater a ansiedade. 

 

Comer fritura faz mal?
 
Banana: outro alimento que pode ser um bom aliado no combate ao estresse é a banana. Rica em potássio, magnésio e triptofano nutrientes importantes para a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.

 

Espinafre: rico em ácido fólico, encontrado naturalmente em folhas verde-escuras, como espinafre, é considerado um antidepressivo natural.

 

Ovo: uma excelente fonte de vitaminas do complexo B e de triptofano, um aminoácido que age no cérebro, aumentando a produção de serotonina.

 

​​Uva: boa fonte de vitaminas do complexo B, a uva é considerada mais uma aliada na luta contra a ansiedade. Por isso, promovem o bom funcionamento do sistema nervoso central. 

 

3 motivos para consumir orgânico 


Consuma sempre alimentos orgânicos. Por fim, vale lembrar que nada substitui uma avaliação médica especializada.  E se você gosta de comida saborosa e praticidade, conheça os nossos pratos orgânicos.