Preocupação excessiva e persistente, nervosismo, tensão, pressentimento ruim e medo de situações do dia a dia podem indicar ansiedade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), somente no Brasil, 18,6 milhões de pessoas sofrem com algum tipo de transtorno de ansiedade.
Embora seja um problema sério, e que muitas vezes, precise de acompanhamento médico, existem algumas estratégias que podem ser aliadas para diminuir os sintomas.
5 maneiras simples para deixar seu dia ser melhor!
Você sabia que alguns alimentos diminuem a ansiedade e melhoram a qualidade de vida? Sim, a alimentação reflete não só na forma física, mas na saúde mental também.
E sabe o que é melhor? Essas mudanças não precisam ser drásticas, você pode incluir alimentos específicos de forma gradual. Vamos lá?
Veja algumas opções de alimentos para incluir no cardápio
Entre os alimentos a serem consumidos, vale destacar:
Frutas cítricas: o ácido ascórbico, conhecida popularmente como vitamina C, presente em frutas como acerola, abacaxi, limão, laranja, tangerina e abacaxi ajudam a minimizar os efeitos da ansiedade porque atua diretamente na redução do cortisol, hormônio associado ao estresse.
Semente e oleaginosas: ricas em magnésio, a castanha do Pára, castanha de caju, amêndoas e semente de abóbora, além de serem deliciosas possuem ação antidepressiva. Ou seja, são ricas em nutrientes que ajudam a combater a ansiedade.
Comer fritura faz mal?
Banana: outro alimento que pode ser um bom aliado no combate ao estresse é a banana. Rica em potássio, magnésio e triptofano nutrientes importantes para a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.
Espinafre: rico em ácido fólico, encontrado naturalmente em folhas verde-escuras, como espinafre, é considerado um antidepressivo natural.
Ovo: uma excelente fonte de vitaminas do complexo B e de triptofano, um aminoácido que age no cérebro, aumentando a produção de serotonina.
Uva: boa fonte de vitaminas do complexo B, a uva é considerada mais uma aliada na luta contra a ansiedade. Por isso, promovem o bom funcionamento do sistema nervoso central.
3 motivos para consumir orgânico
Consuma sempre alimentos orgânicos. Por fim, vale lembrar que nada substitui uma avaliação médica especializada. E se você gosta de comida saborosa e praticidade, conheça os nossos pratos orgânicos.