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A segunda-feira  é conhecida como dia do recomeço e das novas oportunidades, não é mesmo? Que tal aproveitar o início da semana para participar do movimento Segunda Sem Carne?

 

A campanha tem por objetivo não consumir nenhum tipo de carne de origem animal nas segundas-feiras. Sendo uma boa oportunidade para descobrir novas texturas e sabores. Vem saber mais sobre esse movimento! 

 

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O que é a Segunda Sem Carne? 

 

A campanha Segunda Sem Carne surgiu nos Estados Unidos com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os impactos e riscos causados pelo excesso de consumo de carne. Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira, o movimento Segunda Sem Carn existe em mais de 40 países, e no Brasil  é considerada a maior do mundo. 

 

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Ainda de acordo com a SVB a campanha Segunda Sem Carne só faz crescer, somente no primeiro semestre de 2019 foram mais 42 milhões de refeições consumidas sem nenhum alimento de origem animal. Maravilha! 


Impactos positivos da Segunda Sem Carne


Ficar um dia sem consumir carne causa impactos positivos no meio ambiente, no corpo humano e na vida dos animais. 

Ainda segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira,  apenas um dia sem  consumir  produtos de origem animal poupa 24 m² de terras, poupa 8 kg de grãos, deixa de emitir 11 kg de CO₂ e economiza 60 litros de água doce. Acredite, todos esses benefícios em apenas 1 dia. Incrível, não é?

 

Outro ponto, importante, diz respeito ao corpo humano, afinal uma alimentação centrada em vegetais previne doenças, auxilia no controle de peso, diminui o risco de diabetes  e doenças cardiovasculares, além de reduzir alguns tipos de risco de câncer.


Adotar a Segunda Sem Carne é saudável? A resposta para essa dúvida, é SIM! Reduzir o consumo de proteína animal pode auxiliar:  

 

  • Aumento da ingestão de nutrientes
  • Diminuição dos níveis de açúcar no sangue
  • Diminui os níveis de colesterol
  • Pode melhorar o condicionamento físico

 

Como montar um prato da Segunda Sem Carne

 

Engana-se quem pensa que a comida sem carne é só salada. É possível montar pratos elaborados e ricos nutricionalmente. Acredite, é possível fazer almoço sem carne como, por exemplo, picadinho de legumes, strogonoff de palmito, risoto de alho-poró, nhoque de mandioquinha, almôndega de carne de jaca e diversos outros pratos  para variar o cardápio. 

 

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Confira como deve ser um prato balanceado nutricionalmente para a sua Segunda Sem Carne:

 

  • 25% feijão e castanhas
  • 25% cereais e batatas
  • 50% legumes e verduras


Agora que você já conhece os benefícios da Segunda Sem Carne, Clique aqui e conheça nossas opções orgânicas vegetarianas e veganas. 


*Dados:  Sociedade Vegetariana Brasileira