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Se você é vegetariano ou já pensou em reduzir o consumo de alimentos de origem animal, já deve ter visto alguma informação sobre a vitamina B12.

 

Isso porque ela é a única vitamina que não está presente nos alimentos vegetais. Porém ela é essencial para a vida humana, já que com a carência dela o corpo pode ter reações desagradáveis.

 

Para entender melhor sobre a função da B12, os principais alimentos que possuem essa vitamina e como funciona a carência dela, leia abaixo:

 

Função da Vitamina B12

 

A vitamina B12 está presente no conhecido complexo B, que são vitaminas que possuem a mesma fonte, mas têm funções específicas no organismo. Ela é importante para a formação das células vermelhas do sangue e até mesmo para o DNA, por reduzir os danos no mesmo. 

 

Ter uma boa ingestão desta vitamina também pode reduzir os riscos de ter anemia megaloblástica. Além disso, esta vitamina é essencial para a saúde do sistema nervoso central.

 

Entenda como montar um prato vegetariano! Clique aqui e descubra quais são os alimentos essenciais para quem não consome carne.

 

Principais alimentos com Vitamina B12

 

Será que você consome alimentos para ter os níveis adequados de B12? Depende muito da sua dieta e também do seu metabolismo. A menos quem não consome nada de origem animal certamente terá carência desta vitamina quando acabarem os estoques no corpo.

 

Mas não se engane! Consumir carne com frequência pode não ser o suficiente para manter essa vitamina em boas quantidades no seu corpo. O importante é que você realize exames periódicos e tenha orientação médica.

 

Veja alguns alimentos que são ricos em vitamina B12:

 

  • Fígado

  • Salmão

  • Frutos do mar

  • Levedura nutricional

  • Sardinha

  • Carne vermelha

  • Carne de frango

 

 

Carência de B12

 

Quem possui deficiência de vitamina B12, ou seja, estão com os níveis da vitamina abaixo do recomendado, deve ser orientado por um médico para suplementar da melhor forma. Portanto, não é confiável apenas comer alimentos ricos na vitamina.

 

A carência da B12 pode causar alguns sintomas leves, que vão se agravando ao decorrer do tempo. Algumas sensações comuns podem ser:

 

  • Falhas na memória

  • Pele amarelada

  • Dificuldade de concentração

  • Fadiga

  • Tontura

  • Falta de ar

  • Formigamento

 

Gostou de entender um pouco mais sobre a vitamina B12? Compartilhe com seus amigos para que fiquem atentos nos níveis de B12 do corpo. 

 

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