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A dieta do momento e que vem ganhando cada vez mais adeptos é a plant-based - alimentação à base de plantas, que prioriza o consumo de alimentos de origem vegetal.

 

Isso mesmo, a plant-based tem como base nutrientes em sua forma mais pura, diretamente da natureza, esse conceito vem se tornando muito popular por conta dos inúmeros benefícios ao corpo e por reduzir o impacto ambiental.

 

Está pensando em adotar a dieta plant-based e não sabe bem como começar?


Nós preparamos este artigo para que você saiba o que é plant-based, quais os benefícios, alimentos utilizados, como funciona e muito mais. Confira! 


O que é a dieta plant based?

 

Como o próprio nome sugere, a plant-based é uma dieta onde os protagonistas são os vegetais, hortaliças, legumes, verduras, sementes, oleaginosas, grãos, frutas e alimentos orgânicos.

 

É aí que entra o segredo: a plant-based diet precisa ser com alimentos orgânicos, livres de agrotóxicos sintéticos, transgênicos ou mesmo fertilizantes químicos e venenos agrícolas.

 

3 motivos para consumir orgânico   

 

Além disso, neste tipo de dieta o consumo de produtos de origem animal são reduzidos, já que o foco é manter uma alimentação mais natural possível, afinal produtos in natura são ricos em nutrientes. Estão excluídos do cardápio alimentos industrializados e ultraprocessados ​​que geralmente contêm corantes, conservantes ou produtos químicos. 


Como incorporar a dieta plant based ao dia a dia? 

 

A plant-based diet propõe diversificar diariamente os legumes e frutas. Por se tratar de uma dieta rica em vitaminas e minerais, é fundamental apostar nos mais variados pratos coloridos para garantir o equilíbrio nutricional.

 

Coloque sabores, cores e texturas diferentes no seu cardápio, experimente grãos, frutas e legumes que você nunca comeu. Ao longo do dia coma porções de frutas e não esqueça de acrescentar na sua rotina sucos e saladas. Uma boa pedida é consumir tubérculos como a mandioquinha,  batata-doce e inhame para garantir mais energia.

 

4 receitas irresistíveis com batata doce para incluir no seu cardápio

 

Além disso, diferente do veganismo, a alimentação plant based não exclui totalmente os produtos de origem animal,  enquanto na alimentação vegetariana eles são proibidos. 

 

Quais são os benefícios da dieta plant-based?

 

A dieta plant-based pode ser considerada saudável por sua alta concentração de nutrientes. Ter uma alimentação natural e equilibrada traz inúmeros benefícios à saúde e pode ser um importante caminho para prevenção de doenças. 

 

De acordo com um estudo sobre alimentação e problemas cardio-metabólicos, realizado por pesquisadores da Universidade of Wisconsin (EUA), constatou-se que a dieta plant-based reduziu a diabetes tipo 2, obesidade e até mesmo doença cardíaca. Além disso, a plant-based é conhecida por seu potencial anti-inflamatório e antioxidante.

 

A plant-based preza pela saúde e pela sustentabilidade, um exemplo da contribuição ao meio ambiente  é a redução das emissões de gases do efeito estufa e o menor consumo de água ao deixar de comer carne. 


Alimentar-se de maneira saudável é super benéfico para o organismo, mas o ideal é contar com a ajuda de um profissional de nutrição para adaptar o cardápio às suas necessidades. 


Pratos plant based 2Marias para você:

 

Você sabia que nós, da 2MARIAS, também seguimos essa dieta? Isso mesmo, afinal utilizamos o alimento por inteiro e na forma mais pura, temos opções de pratos sem proteína animal e ainda somos orgânicos. 

 

Confira algumas de nossas sugestões: 


Quibe de berinjela 

Polenta com Ragu de jaca 
Sopa creme de mandioquinha 
Sopa creme de legumes


Por falar em alimentação saudável, quer saber mais sobre o assunto? Então, aproveite que está por aqui e saiba quais pratos vegetarianos: grupos alimentares que não podem faltar!