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Separamos algumas dicas para você reorganizar a rotina alimentar neste início de ano e tirar o pé da jaca.

 

“Primeira semana” de janeiro, hora de voltar à rotina também na alimentação. 


Os dias entre Natal e Revéillon - e até mesmo os primeiros dias do ano - costumam ser de mais comida e calorias. No entanto, com o fim das festas, não dá para seguir com uma alimentação desregrada, principalmente se você colocou nos planos de 2020 “ser mais saudável” ou “perder alguns quilos”.


A alimentação balanceada é fundamental para manutenção da saúde e da qualidade de vida. E algumas mudanças no cardápio diário trazem benefícios ao nosso corpo a qualquer momento. 


Pensando nisso, separamos algumas dicas para você reorganizar a rotina e tirar o pé da jaca. Afinal, o “novo ano” já chegou e sua promessa de cuidar mais de você precisa sair do papel.

 

 

- Hora de desintoxicar


Mesmo que você não tenha cometido tantos excessos em sua alimentação de fim de ano, para dar início à uma mudança de hábitos, vale a pena investir em uma dieta detox.


A detox estimula a saída de toxinas do seu corpo, tem ação anti-inflamatória e ajuda a regular o trânsito intestinal.


Com ela, você prepara seu organismo para uma nova rotina alimentar e aproveita para desinchar. 


Nesse período, mais do que os famosos “sucos detox”, alguns alimentos podem ser grandes aliados, tais quais:

 

 

  • Água e chás diuréticos, que auxiliam na limpeza do organismo e também a mantê-lo hidratado;
  • Frutas cítricas, seja in natura ou em sucos naturais, já que ajudam o fígado a eliminar toxinas;
  • Verduras crucíferas, como a couve, o aspargo e o brócolis, pois elas ativam as enzimas e também ajudam a metabolizar as toxinas;
  • Alimentos termogênicos, que aceleram o metabolismo melhorando a desintoxicação do corpo.

 

 

- Mantenha distância


Para limpar o corpo, não adianta apenas consumir os alimentos listados acima. É preciso ir além e abrir mão de alguns itens na sua alimentação. Só assim será possível preparar seu organismo para uma guinada em 2020. 


Portanto, você deverá excluir do cardápio:

 

 

  • Leite e derivados;
  • Pães, massas e farinhas brancas;
  • Embutidos;
  • Industrializados;
  • Açúcares e adoçantes;
  • Glúten;
  • Soja;
  • Bebidas alcoólicas.

 

Mas, atenção, o ideal é que você faça uma dieta detox mais rígida por um período determinado. 


Em seguida, para sua mudança de longo prazo, você deverá iniciar uma reeducação alimentar, adotando os passos definidos pela nutricionista funcional da 2Marias, a Dra. Karin Paciulo. 


São eles:


1. Conhecer o próprio corpo


Identificando com quais sintomas você vem sofrendo e quais deles estão relacionados à má alimentação. Exemplo: dor de cabeça, inchaço, prisão de ventre, etc.


2. Conscientizar-se sobre a boa alimentação


E do quanto a ela interfere em todos os aspectos da vida de uma pessoa, desde a performance cognitiva e a disposição para atividades físicas e intelectuais, até o trabalho e a autoestima.


3. Iniciar mudanças gradativas na alimentação


Sem restrições intensas, que levam à desistência, mas sim fazendo trocas e substituições positivas, entre determinados alimentos.

 

 

2Marias


A 2Marias conta com kits completos para você programar sua alimentação semanal ou quinzenal, elaborados por uma nutricionista funcional com mais de 15 anos de experiência.


Temos opções detox, além de combinações vegetarianas, veganas, low carb e um cardápio sem restrições de alimentos (contendo carnes e carboidratos), somente com receitas orgânicas saudáveis.


Acesse nosso menu e faça seu pedido para comer melhor – e com muito mais praticidade – neste novo ano.